DÚVIDAS

Os substantivos feminidade e feminilidade

Recentemente, ao ler um relatório, deparei com a palavra "feminidade". Achei que estava perante um erro, ou seja, que deveria estar em seu lugar a palavra feminilidade. A reincidência do termo no documento fez-me ir ao Priberam e confrontar os dois. Continuo a considerar que, dada a natureza do documento, em que se procedia, por exemplo, à apresentação, em percentagem, da prevalência de mulheres em determinada profissão, a palavra certa deveria ser feminilidade (taxa de). Ainda assim, gostaria de saber se se pode usar uma em substituição da outra, ou se, conforme o Priberam, "feminidade" diz respeito a fraqueza feminil, e feminilidade é o sexo feminino ou a ele relativo.

Obrigado.

Resposta

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, acolhe a palavra feminidade, mas remete-nos para feminilidade, o que quer dizer que este é o vocábulo preferível. Significa «qualidade ou carácter geralmente associados ao sexo feminino» ou «comportamento ou aparência tradicionalmente associados ao sexo feminino».

A preferência do dicionário pelo vocábulo feminilidade não significa que feminidade seja «erro», pois ambos os termos são legítimos.

Por outro lado, o Dicionário Eletrônico Houaiss não manifesta preferência por qualquer das palavras, o que nos leva a pensar que, no Brasil, é indiferente utilizar uma ou outra. Apesar disso, parece que a forma usual neste país é, tal como em Portugal, feminilidade.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa