Dado que o adjectivo temporão quer dizer «que vem antes do tempo considerado normal; precoce; prematuro», «chuva temporã» é toda a chuva que ocorre antes do «tempo considerado normal», ou seja, antes da chamada «estação das chuvas». A palavra vem do «lat[im] vulg[ar] temporānus < lat[im] cl[ássico] temporanĕus,a,um, "que ocorre ou se faz num dado tempo, no tempo certo", p[or] ext[ensão] "fora ou antes do tempo normal"».
Quanto a «chuva serôdia», como o adjectivo serôdio significa «que vem tarde; tardio», trata-se de chuva «que aparece depois do tempo próprio». A palavra serôdio vem do «lat[im] serotĭnus,a,um, "que vem tarde, que produz tardiamente, tardio, serôdio", der[ivação] do v[erbo] serĕre, "semear, plantar"; cp. serotino, por via erud.; f[orma] hist[órica] sXIII sorodeo, 1589 serodio».
Assim, as expressões «chuva temporã» e «chuva serôdia» significam que se trata de chuva que vem fora da sua época habitual, mas a temporã é a que aparece antes, e a serôdia é a que surge depois da época normal.
[Fontes: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, e Dicionário Eletrônico Houaiss]