Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Luís Fernandes Professor Lousada, Portugal 5K

Parabéns pelo magnífico trabalho na defesa e promoção da língua portuguesa.

Estou a realizar um trabalho de investigação sobre o meu concelho e, hoje, no jazigo de um cemitério local, surgiu a palavra "prolanolário". Na lápide sepulcral estava escrito que o defunto, sepultado em 1925, tinha sido «prolanolário de Sua Santidade». Poderão esclarecer-me sobre o que significa esta palavra?

Liliana Sanches Médica veterinária Porto, Portugal 4K

Gostaria de saber como se designa correctamente o assassinato de animais. Temos homicídio, genocídio, fratricídio, regicídio, etc. E para animais que prefixo se usa?

Grata pela atenção.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 11K

«E se o barco afundar, vamos fazer o que (quê), Presidente?»

Acentua-se ou não o que acima?

Obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 3K

Qual o gentílico da antiga região europeia da Austrásia?

Muito obrigado.

José Maria Sá Professor Porto, Portugal 7K

Ouvi na SIC uma jornalista comentar que os trabalhos de resgate de determinadas vítimas estavam a ser dificultados, porque «a lama é mais que muita». Conheço a expressão, mas nunca a utilizo; julgo tratar-se de uma expressão popular, talvez legítima em alguns lugares, mas a evitar noutros, nomeadamente na comunicação social. Agradecia que confirmasse ou não ou então melhor esclarecesse a questão.

Obrigado.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 8K

Em 14/7/2010, em consulta feita por Artur Crisóstomo, afirma ele que «num desses sítios encontrei a seguinte regra: quando uma preposição antecede o pronome relativo, caso [a preposição] possua uma sílaba usa-se que ou quem, caso possua duas ou mais sílabas usa-se qual. Deram os seguintes exemplos: «O homem com quem falei era muito rico» e «O restaurante sobre o qual te falei foi comprado pelo meu irmão.»

No que tange a essa regra, que já vi citada na Nossa Gramática, do prof. Luís Antônio Sacconi, afirma o prof. Carlos Rocha que «A respeito da relevância do número de sílabas para a selecção de pronomes relativos, tenho a dizer não existe a regra encontrada pelo consulente: 3 – «O homem OK com quem/OK sobre quem falei era muito rico.» 4 – «O restaurante OK sobre o qual/OK no qual te falei foi comprado pelo meu irmão.» No exemplo 4, já que tal regra não existe, poderíamos dizer e escrever «O restaurante sobre que te falei foi comprado pelo meu irmão»? A propósito, após a preposição sob também só se admite o qual. Ex.: «Era uma ponte em arco, sob a qual corriam águas remansosas.»

Obrigado.

Ana Trindade Estudante Lisboa, Portugal 13K

À partida, o prefixo eco- não se separa com hífen, conforme o Ciberdúvidas regista numa resposta. A minha dúvida refere-se à palavra "eco-oficina". Nos exemplos apresentados, mesmo quando seguido de vogal, não existe hífen. Contudo, se essa vogal for um o, qual será a melhor grafia: "eco-oficina", "ecoficina", ou "ecooficina"?

Cleto Simão de Souza Engenheiro agr{#ó|ô}nomo Cacoal, Brasil 8K

Tenho dúvidas na formação da palavra agrosilvopastoril. Seria correto grafar agrossilvipastoril, com  dois esses e a letra i na sílaba -vi-?

A formação da palavra se dá por justaposição, ou parassíntese?

Peço que me esclareça. 

Obrigado.

Andreia Nunes Estudante Albufeira, Portugal 4K

Gostaria de saber como se lê o nome próprio Aziz. Como a palavra não tem acento no A, não sei se ao lermos devemos acentuá-la aí ou não.

Obrigada.

Sara Monteiro Professora/escritora Lisboa, Portugal 8K

Estou a fazer uma revisão de um texto de uma autora brasileira e deparei-me com "mercúrio cromo". Andei a pesquisar e encontrei estas versões:

"mercúrio-crómio" (cromo)

"mercúrio crómio" (cromo)

"mercúriocrómio" (cromo).

Qual destas versões é a correcta?

Muito obrigada.