Os gentílicos de Cambridge, de Liverpool e da Cornualha (Inglaterra) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os gentílicos de Cambridge, de Liverpool e da Cornualha (Inglaterra)

Quais são os gentílicos de Cambridge, Liverpool e Cornualha (Inglaterra)?

Muito obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 5K

Cambridge: existem os substantivos Cambrígia e Cantabrígia, sendo este último uma adaptação do nome em latim (ver Rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966); não encontro dicionarizados os gentílicos respectivos, mas, dado haver em latim cantabrigensis, é possível em português "cantabrigense", que pode dar passo a "cambrigense", tendo em conta Cambrígia; trata-se, como sempre, nestes casos, de meras sugestões, que poderão não corresponder às opções de certos falantes.

Liverpool: não encontro gentílico dicionarizado; tendo em conta o inglês liverpudlian, poderia propor-se "liverpudliano", que não encontro atestado.

Cornualha: encontram-se cornualhês e cornualês (ver Gonçalves, op. cit.).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: nome próprio