Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Marco Aurélio Piscitelli Servidor público Porto Alegre, Brasil 95K

«Para tu [ou ti?], que és notívago, vale conferir a chuva de meteoros que vai acontecer às três da madrugada.»

A interposição de oração subordinada adjetiva explicativa deixou-me com alguma dúvida quanto ao uso do pronome pessoal, reto ou oblíquo. Por favor, elucidem a questão.

Grato.

Karine Borges Estudante Salvador, Brasil 17K

Gostaria de saber qual é o aumentativo de jacaré.

Obrigada.

Joel Pereira Enfermeiro Lisboa, Portugal 2K

Gostaria de saber se se pode utilizar a palavra atrição no sentido de «desgaste»?

Muito obrigado.

Paulo Andrade Contabilista Lisboa, Portugal 28K

Espero que tenham tido umas boas férias pois notei a vossa ausência.

Gostaria de saber se, quando alguém nos pode pôr numa alhada, se diz «está-me a pôr em xeque», ou "cheque".

Obrigado e bem-vindos.

Hélder Alves Professor Porto, Portugal 5K

Gostaria de saber se toranja e pamplumossa são a mesma coisa.

Obrigado.

João Ricardo Lopes F. Gouveia Estudante Lisboa, Portugal 4K

Queria escrever o termo "peixe balão" num trabalho, mas não sei ao certo se este vocábulo leva ou não um hífen a separar os vocábulos peixe e balão, porque, por aquilo que encontrei na Net, vi que podem ser escritos das duas maneiras. No entanto, por uma questão de fidelidade ao português, resolvi escrever-vos para tirar a minha dúvida. Em resumo, será correcto escrever-se "peixe balão", ou, ao invés, "peixe-balão"?

Obrigado.

Fernando Martins Professor aposentado Faro, Portugal 8K

Os dicionários correntes da língua portuguesa dão como significados do verbo perseguir expressões como «ir no encalço de» e várias outras que contêm a ideia de insistência, castigo ou violência exercidos sobre seres animados. No entanto, eu creio que, como acontece com o francês poursuivre, perseguir também significa «perseverar para atingir um objectivo, concretizar um sonho, etc.». Estarei a laborar num galicismo?

Fernando Vilas Boas Contabilista Ponte, Portugal 4K

Como se diz?

"Redunda mentira", ou "redonda mentira"?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 5K

Quais são os gentílicos da antiga região grega da Magnésia e da ilha grega de Samotrácia?

Muito obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 4K

Qual o gentílico da antiga região da Argólida, no Peloponeso, Grécia?

Muito obrigado.