«Para tu [ou ti?], que és notívago, vale conferir a chuva de meteoros que vai acontecer às três da madrugada.»
A interposição de oração subordinada adjetiva explicativa deixou-me com alguma dúvida quanto ao uso do pronome pessoal, reto ou oblíquo. Por favor, elucidem a questão.
Grato.
Gostaria de saber qual é o aumentativo de jacaré.
Obrigada.
Gostaria de saber se se pode utilizar a palavra atrição no sentido de «desgaste»?
Muito obrigado.
Espero que tenham tido umas boas férias pois notei a vossa ausência.
Gostaria de saber se, quando alguém nos pode pôr numa alhada, se diz «está-me a pôr em xeque», ou "cheque".
Obrigado e bem-vindos.
Gostaria de saber se toranja e pamplumossa são a mesma coisa.
Obrigado.
Queria escrever o termo "peixe balão" num trabalho, mas não sei ao certo se este vocábulo leva ou não um hífen a separar os vocábulos peixe e balão, porque, por aquilo que encontrei na Net, vi que podem ser escritos das duas maneiras. No entanto, por uma questão de fidelidade ao português, resolvi escrever-vos para tirar a minha dúvida. Em resumo, será correcto escrever-se "peixe balão", ou, ao invés, "peixe-balão"?
Obrigado.
Os dicionários correntes da língua portuguesa dão como significados do verbo perseguir expressões como «ir no encalço de» e várias outras que contêm a ideia de insistência, castigo ou violência exercidos sobre seres animados. No entanto, eu creio que, como acontece com o francês poursuivre, perseguir também significa «perseverar para atingir um objectivo, concretizar um sonho, etc.». Estarei a laborar num galicismo?
Como se diz?
"Redunda mentira", ou "redonda mentira"?
Quais são os gentílicos da antiga região grega da Magnésia e da ilha grega de Samotrácia?
Muito obrigado.
Qual o gentílico da antiga região da Argólida, no Peloponeso, Grécia?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações