Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
João Carlos Amorim Reformado Lisboa, Portugal 13K

Gostava de saber ao certo qual é a pronuncia recomendada da palavra torpe (quer no sentido de «entorpecimento» como no de «desonesto» ou «indigno»).

Querendo confirmar uma pronúncia estranha que ouvi a um jornalista da RTP, deparei-me com registos divergentes tanto no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, como no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, assim como no ainda tão respeitável Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves.

Alexandra Costa Estudante Coimbra, Portugal 154K

Como se faz a divisão silábica das palavras pessoa e relógio?

Catarina C. Tradutora Lisboa, Portugal 10K

Qual é a forma correcta: «cerveja ao metro», ou «cerveja a metro» (a ou ao metro)?

Inês Luís Jurista Lisboa, Portugal 2K

Fiz um curso de feitura de leis recentemente, e os próprios docentes não eram unânimes: decretos-leis, ou decretos-lei?

Maria Pereira Professora Lisboa, Portugal 17K

Na frase a seguir, a conjunção nem foi bem empregada? Não deveria ligar orações de igual natureza, no caso, negativa (não... nem)?

«Como eles se convenceram de que este novo federalismo fiscal será indolor nem implicará austeridade, ninguém percebe.»

Alberto Barbosa Professor Porto, Portugal 25K

Gostaria de saber como se processa a divisão silábica das palavras ritmo e rítmico.

Paulo Reis Jornalista Macau, China 5K

Existe a palavra lisonjeamento?


Vasco Ferreira Biólogo Esposende, Portugal 6K

Deve dizer-se «fauna e flora marinha», ou «fauna e flora marinhas»?

Após consulta da gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra, sobre a concordância do adjetivo com o substantivo, pode ler-se:

1. Se os substantivos são do mesmo género e do singular, o adjetivo toma o género (masculino ou feminino) dos substantivos e quanto ao número vai:

a. Para o singular (concordância mais comum):

Estudo a língua e a literatura portuguesa.

b. Para o plural (concordância mais rara):

Estudo a língua e a literatura portuguesas.

Portanto, entendo que pode dizer-se das duas maneiras, sendo a primeira a mais comum. Todavia, sendo fauna e flora nomes colectivos não contáveis, que não aceitam plural, não estará apenas a segunda correta?

Bruno B. Engenheiro Póvoa de Varzim, Portugal 15K

A frase «Apresentar caução no valor de 100,00 €, incluindo IVA à taxa legal em vigor» significa que o valor a apresentar é de 100,00 €, ou de 100,00 mais a taxa de IVA?

Nuno Rodrigues Engenheiro agrónomo Horta, Portugal 6K

Estava a ler um texto sobre o duque de Ávila e Bolama, quando me deparei com a seguinte frase, que transcrevo: «era um terreno... com 5 alqueires de vinha e 2 alqueires de "terra de pão", lagar, 5 habitações e cozinha...»

Não tenho a certeza do que querem dizer com «terra de pão», mas fico com a ideia de que será terra para a cultura de cereais. Chamo a atenção que este texto está relacionado com a ilha do Faial, nos Açores. No entanto, gostaria, caso seja possível, que me esclarecessem esta dúvida.