Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Mónica Vieira-Auer Docente Erlangen, Alemanha 47K

Agradeço-lhes o link que me enviaram, mas a minha dúvida persiste, pois tanto nas linguagens atuais literária e corrente como em vários livros com exercícios gramaticais as formas verbais traze-lo ou faze-lo nao existem, ou seja, usa-se a mesma forma verbal para a segunda pessoa do singular do presente do indicativo e para o imperativo; Trá-lo ou Fá-lo. A título de exemplo cito o livro de Leonel Melo Rosa, Vamos Lá Continuar!, na página 91, exerc. 25:

«Trazes o disco logo à noite?» < «Trá-lo.»

Será que me podem esclarecer?

Maria João Costa Santos Lojista Lisboa, Portugal 9K

No outro dia fiquei com esta dúvida:

É correto dizer: «Podem calar-se!»? Ou é «Podem se calar!»?

Nélson N. Jornalista Lisboa, Portugal 9K

Marfinense, ou costa-marfinense?

José María Durán Professor do ensino secundário Plasência, Espanha 47K

É correta a frase «Ultimamente têm havido muitos desastres» (1)? Pensei que só era correto escrever e dizer «Ultimamente tem havido muitos desastres».

(1) O exemplo é do livro: Leonete Carmo, Olá! Como está?, Lisboa, Lidel, 2004, p. 223. ISBN: 972-757-214-6.

Paulo Fernando Contador Salvador, Brasil 8K

Gostaria de saber se a letra p da palavra helicóptero é muda.

Rúbens R. Assistente jurídico Porto Velho, Brasil 48K

É correta a utilização da vírgula após o que neste caso específico?

«Ocorre que, o sobredito delito já fora investigado no inquérito policial n.º 00/0000-DECCV, instaurado em 00.00.000.»

Marco M. Médico Porto Alegre, Brasil 5K

Mais uma consulta em relação à pronúncia de siglas. Como me oriento, em termos de sílaba tônica, para pronunciar Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul). Digo "Símers", ou "Simérs"?

Emília Tavares Professora Pelotas, Brasil 13K

Existe a expressão «próximo presente»? Ou apenas «próximo passado» e «próximo futuro»? Por exemplo, no dia 10 de novembro, posso usar para o dia 5 de novembro «próximo presente»? Ou isso não existe?

Rui Pinteus Secretário Cadaval, Portugal 5K

Como se denominam os habitantes de Pragança?

(A aldeia de Pragança faz parte do concelho de Cadaval e não é a cidade de Bragança)

Quais as regras a seguir para alcançar o gentílico?

Cristina Batista Professora Guarda, Portugal 23K

Nas regras da translineação, o hífen coloca-se no fim da linha onde se escreve, respeitando as regras da translineação, separando assim a palavra. Também se pode ensinar a colocar o hífen por baixo da palavra separada?