DÚVIDAS

«Terra de pão» (Açores) = terreno de trigo

Estava a ler um texto sobre o duque de Ávila e Bolama, quando me deparei com a seguinte frase, que transcrevo: «era um terreno... com 5 alqueires de vinha e 2 alqueires de "terra de pão", lagar, 5 habitações e cozinha...»

Não tenho a certeza do que querem dizer com «terra de pão», mas fico com a ideia de que será terra para a cultura de cereais. Chamo a atenção que este texto está relacionado com a ilha do Faial, nos Açores. No entanto, gostaria, caso seja possível, que me esclarecessem esta dúvida.

Resposta

De facto, «terra de pão» é uma expressão açoriana, como se pode comprovar através do Dicionário de Falares dos Açores (Coimbra, Almedina, 2008), de J. M. Soares de Barcelos, que nos esclarece sobre o seu significado: «terreno destinado à cultura de trigo.»

Não há dúvida de que o pão é, geralmente, feito do trigo, o que nos poderia levar a inferir o sentido da expressão, tal como o consulente sugere. Mas é interessante o facto de se condensar numa expressão a terra e o produto resultante do que essa terra produziu — terra de trigo > terra de farinha> terra de pão.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa