Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Pedro Pinheiro Jornalista Lisboa, Portugal 6K

Nos noticiários da rádio e da televisão ouço com frequência a expresão «com o agravar». Exemplo: «Com o agravar da situação política em Moçambique, o Governo de Maputo anunciou...» É correcto utilizar esta fórmula? Ou a forma correcta de o dizer seria: «Com o agravamento da situação política em Moçambique, o Governo de Maputo anunciou...»? Ou são ambas correctas? Ou uma mais correcta do que a outra?

Agradeço a vossa ajuda.

Helena Carvalho Professora Lousada, Portugal 61K

Diz-se «vou enviar por mail», ou «vou enviar por e-mail»?

Susana Soares Professora universitária Porto, Portugal 30K

Gostaria de saber se, em textos formais (literários ou técnicos), com intenção de aplicação do vernáculo, é adequado o uso conjunto dos pontos de exclamação e interrogação. Se sim, é indiferente escrever primeiro a interrogação (?!) ou primeiro a exclamação (!?)? E em relação à escrita repetida dos dois pontos (?!?!?! ou !?!?!?), é correta? Não são estes estilos de pontuação mais próprios da banda desenhada?

Grata.

Sara Pedro Formadora Fafe, Portugal 14K

É frequente assinalar-se o que do verso «Que eu canto o peito ilustre lusitano» como causal.

No entanto, na pergunta 31 499, o que do exemplo «Empresta-me o teu dicionário, que deixei o meu em casa» é classificado como explicativo.

Não são as duas frases semelhantes? Nesse caso, poderíamos classificar a oração desse verso d´Os Lusíadas como explicativa?

Confesso que a noção de orações coordenadas explicativas aplicada a estes dois exemplos me causa alguma dificuldade. Compreendo perfeitamente o exemplo dado no Dicionário Terminológico, mas não tenho a certeza.

A indicação, dada em várias fontes, de que a coordenada explicativa não pode ser colocada no início da frase não está, por outro lado, de acordo com a explicação dada a uma pergunta já de 1/03/2007, com o título A função do que. Nessa questão, é apresentado o exemplo da frase «passámos a tarde debaixo do chapéu, que o calor era insuportável», tendo sido sugerida a classificação da oração iniciada por que como subordinada causal. Ora, não me parece que esta oração pudesse iniciar a frase: *«que o calor era insuportável, passámos a tarde debaixo do chapéu».

Agradeço, desde já, a vossa resposta e todo o trabalho que têm vindo a realizar.

Antonio Pinho Reformado Lisboa, Portugal 9K

Qual a palavra correcta para o adjectivo que indica ausência de método: ametódico, ou imetódico?

Obrigado.

Cristina Nobre Professora Covilhã, Portugal 9K

Porque dizemos «fui à escola» e «fui a casa», «cheguei a casa» e «cheguei à escola»?

Lisbet Greenup Engenheiro Rio de Janeiro, Brasil 11K

Em espanhol, eu posso usar a estrutura gramatical: verbo ir conjugado + verbo infinitivo + verbo particípio (na função adjetiva) e gostaria de saber se em português também posso usar essa estrutura gramatical, por exemplo:

«Com o sono que eu tenho e essa sala tão escura, eu vou ficar "dormida" na palestra.»

Raquel Dias Estudante Lisboa, Portugal 5K

«De homem sem barba, põe-te a salvo», ou «De homem sem barba põe-te a salvo» (sem vírgula)? Qual a explicação para a obrigatoriedade ou não da vírgula?

Obrigada.

Pedro Ferreira Professor Guarda, Portugal 9K

A grafia das palavras começadas pelo prefixo co- não é pacífica. O VOLP prefere a ausência do hífen tais como coerdeiro, e não co-herdeiro, e coóspede, e não co-hóspede. Vamos admitir que o VOLP estebelece a regra correta, até porque é o único vocabulário verdadeiramente oficial.

Pergunta: Um oócito é uma célula do filo germinal feminino dos animais, sem terem sofrido ainda as duas fases da miose. Oócito é sinônimo de ovócito. Há ocasiões em que os oócitos surgem aos pares. Nesse caso deveremos grafar cooócito (com três oo seguidos)?

José Manuel Souto Gonçalves Jornalista Horta, Portugal 6K

Já li as vossas respostas sobre as questões relacionadas com o "género" de clubes desportivos (masculinos e femininos). Subsiste-me uma dúvida: o plural. Ou seja: devo dizer "o" Flamengos, ou "os" Flamengos? Trata-se do Futebol Clube dos Flamengos.