Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Isabel Ferreira Investigadora/psicóloga Porto, Portugal 3K

Tenho-me deparado em alguns textos com a expressão e. a., utilizada da seguinte forma: «ver e. a. in Oliveira Marques 1984». Percebo que é usada para remeter para uma fonte/referência, mas o que significa? E é correcto usar esta forma escrita?

Obrigada!

Álvaro Faria Ator Lisboa, Portugal 6K

Como se chamam os sumários que, nalguns livros, antecedem as narrativas dos vários capítulos? Uns são bastante curtos («Em que a donzela vai prosseguindo sua história», Menina e Moça, cap. II), outros mais esclarecedores («De como o autor (...) se resolveu a viajar na sua terra (...). Parte para Santarém. Chega ao Terreiro do Paço, embarca no vapor de Vila Nova (...). A Dedução Cronológica e a Baixa de Lisboa. Lord Byron e um bom charuto. Travam-se de razões os Ílhavos e os Bordas-de-água (...)», Viagens na Minha Terra, cap. I). Isto implica designações diferentes?

Obrigado.

Samuel Almeida Estudante Aveiro, Portugal 127K

Uma das minhas maiores dificuldades, fruto de uma aprendizagem fora de Portugal, é saber quando devo utilizar o em ou am anexados às palavras. Por exemplo: "Despach(am/em)-se"; "Com(am/em)"; "Respond(am/em)".

Há múltiplos casos em que fico na dúvida; outros consigo perceber pelo senso comum.

Há alguma forma/regra para saber quando é que devo (ou não devo) utilizar determinada forma?

Obrigado.

Alberto Manuel Sebastião Estudante Luanda, Angola 10K

Diz-se «dar os parabéns», ou «cantar parabéns»?

Júlia Soares Funcionária Maputo, Moçambique 66K

Quando se usa a expressão «pelo que» e «sendo que»?

Por exemplo: «Envio o relatório X pelo que...», ou «...sendo que...»?

Obrigada.

Brígida Trindade Professora Estremoz, Portugal 33K

Gostaria de saber todos os contextos em que a preposição não contrai com o artigo, pronome, determinantes, infinitivo.

Guillermo Padi Estudante Hermosillo, México 11K

Gostaria um esclarecimento em relação ao uso dos verbos ser e estar para localizar lugares. Quando devo usar ser e quando estar?

O que é o correto:

1) «O gabinete do diretor é ao lado da sala de reuniões», ou «O gabinete do diretor está ao lado da sala de reuniões»?

2) «O elevador está ao lado da recepção», ou «O elevador é ao lado da recepção»?

3) «A escola de Paulo é em Coimbra», ou «A escola de Paulo está em Coimbra»?

E aproveitando o ensejo... É a mesma coisa dizer «ao lado da» e «do lado da sala de reuniões»?

Muito obrigado!

João Miranda Desempregado Lisboa, Portugal 8K

Li algures que o Conselho de Administração da RTP estaria «a equacionar a externalização dos serviços de manutenção dos emissores das rádios públicas...)».

"Externacionalização"? Que raio de neologismo é este?

Obrigado.

Esther Fuente Professora Miranda de Ebro, Espanha 26K

Sobre os usos das palavras médio e meio, gostaria de saber o maior número de casos possíveis com o objeto de não me enganar.

Muito obrigada.

Arlinda Mota Professora Mindelo, Cabo Verde 6K

O que significa imanência?