Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Nuno Viana Empresário Porto, Portugal 7K

Se (aparentemente) existe um consenso entre os filólogos da certeza das formas "menistro" e "vezinho" ao ler ministro e vizinho, o que dizer "deregir" ao ler dirigir, como já se ouve na televisão?

Muita força para o Ciberdúvidas!

João Donizetti de Oliveira Auxiliar administrativo Mogi Guaçu, Brasil 8K

Gostaria de saber se [as palavras palavras então e ] podem ser usadas como adjetivos, ou advérbios adjetivados, como nas frases «o então presidente da República», «os então professores da escola», referindo-se, geralmente, a uma época passada, conforme tenho observado; «os já funcionários da empresa», ao se falar, por exemplo, de estagiários da empresa que recentemente passaram a ser funcionários, em relação a outros estagiários que ainda não são, mas que brevemente serão: «os ainda não funcionários da empresa». [...]

Sem mais, por ora, desde já agradeço-lhe(s) a atenção e consideração.

João Pardelho Aposentado Póvoa de Lanhoso, Portugal 3K

Os carpinteiros usam muito a palavra "prexas" associada a "ripas" (madeira para o telhado). Essa palavra existe?

Mauro Oliveira Estudante Lisboa, Portugal 9K

«Acabaria por comprar a casa, a qual, passados dois meses, vendeu a um amigo.»

Agradecia que me dissessem se é correcto usar «vendeu». Não devia ser «venderia», já que a frase começou com «acabaria»? Tudo isso vem a propósito de quê? Se, na redacção de um texto com verbos no pretérito perfeito, é necessário haver uma uniformidade das formas verbais, ou podemos alternar consoante o nosso gosto, como aconteceu na frase acima?

Thalia Hunrock Estudante São, Brasil 187K

Qual o emprego correto de «a tempo» e «em tempo»?

Gostaria também de saber mais sobre o mesmos se possível. Já revirei páginas a fio na Internet e nada encontro. Poderiam me ajudar?

Grata!

Ivo Machado Funcionário público Matosinhos, Portugal 13K

A expressão correcta é «russo de mau pêlo», ou «ruço de mau pêlo»?

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 12K

Os termos "ginecídio" ou "feminicídio", referindo-se à matança sistemática e compulsiva de mulheres por razões geralmente de ordem sociocultural, existem na língua portuguesa? Não sendo o caso, estariam bem formados e, consequentemente, passíveis de serem utilizados?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 5K

Na resposta sobre o tema suprarreferido, afirmou-se:

«c) mas, se articularmos duas orações, sem que estas se encaixem numa frase matriz para aí desempenharem a função de sujeito (p. ex., «Eles cometeram pecados e têm vícios»), não falamos em sujeito composto, porque cada oração tem o seu próprio sujeito, eventualmente indeterminados, apesar de correferentes, como ocorre em «pensa-se e diz-se», cujos sujeitos são indeterminados.»

A frase comentada é a seguinte: «Pensa-se e diz-se que é possível que haja vida noutros planetas.»

Penso que não haja aí sujeitos indeterminados, mas sujeitos oracionais representados pela frase «que é possível», sendo «que haja vida noutros planetas» também sujeito oracional de «é possível».

Trata-se, em meu entender, de um interessante encadeamento de orações com vínculo sintático com «pensa-se» e «diz-se».

Peço ao professor Carlos Rocha a fineza de comentar.

Obrigado.

Rosa Melo Professora Aveiro, Portugal 8K

Está correto dizer «ele bem que tentava»? Ou: «Ele bem tentava»?

Obrigada.

Rosa Pereira Administrativa Ourense, Espanha 6K

À pergunta «Sentes-te bem?», devo responder «Sinto», ou «Sinto-me»?

E a «Vestes-te no quarto?» respondo «Visto», ou «Visto-me»?

Muito obrigada.