Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Elizabete Raposo Engenheira têxtil Porto, Portugal 5K

Na sequência da vossa explicação prévia acerca da palavra depleção, gostaría de referir que esta palavra é também bastante utilizada no domínio da gestão ambiental, nomeadamente como «depleção de recursos». Numa pesquisa antiga, que agora não me é possível identificar, encontrei a seguinte definição: «redução ou esgotamento de um recurso pelo seu consumo contínuo e mais rápido que a sua reposição». Será correta esta definição?

Gustavo Silva Estagiário Duque de Caxias, Brasil 6K

Mesmo não sendo do campo de Letras, pertenço à Administração, tenho grande interesse no estudo linguístico.

Entretanto tem uma questão que já apareceu aqui várias vezes, mas ainda não ficou clara para mim, que seria a variação linguística. Compreendo que uma língua é viva, mutável e adaptável. Antigamente escrevíamos "pharmacia", "theatro", entre outros. O que ainda não sou capaz de compreender é quando um erro "é um erro" e quando ocorre um caso de variação. Ou todo erro "evolui" para uma variação? Por exemplo, aqui no Brasil é comum dizer "framengo", "probrema", "é nós"... Por ser comum, seria um fenômeno de variação que no futuro pode "concorrer" a norma culta?

Finalizando, uma pergunta que não se cala, devo corrigir erros e desvios? Corrigindo não estaria prejudicando a evolução da própria?

Desde já, minhas saudações à equipe!

Miguel Meleiro Desempregado Vila Nova de Gaia, Portugal 19K

Estou a ter esta discussão e, apesar de não ter muitas dúvidas de que torrada e tosta são uma e a mesma coisa, gostava de obter a vossa opinião.

Existe alguma diferença entre tosta e torrada?

Glória Medeiros Professora Lagoa, Portugal 57K

Quando se escreve Sol, e quando se escreve sol?

Hélder Azevedo Filósofo/Jurista Famalicão, Portugal 6K

Tenho ouvido falar em "juriscidade" e/ou "juridicidade". São palavras distintas, ou alguma delas é mais correta do que outra?

Obrigado.

António Pereira Professor aposentado Setúbal, Portugal 6K

Estive a ler a resposta n.º 32 215, sobre o prefixo meta-. O dr. Carlos Rocha (que muito prezo) diz, mais ou menos a meio do texto: «No contexto do anterior acordo, o de 1945 (AO 45), o prefixo em referência aglutina-se sempre ao elemento seguinte, conforme prevê Rebelo Gonçalves, no Tratado da Ortografia Portuguesa (1947, pág. 76).»

Se meta aglutinava sempre, escrevia-se "metaistória"? Não tenho 100% de certeza, mas parece-me que se escrevia, como na era AO90, "meta-história"…

Obrigado.

Joana Gemio Professora Olivença, Espanha 9K

Qual é diferença entre lazer e ócio, que ambos significam «tempo livre»?

Obrigada.

António Pereira Professor aposentado Setúbal, Portugal 30K

A. Na Abertura de 12/11/2013 diz-se: «Palavras como história, área ou vário, que têm encontros vocálicos átonos em posição final, têm um acento gráfico que as torna aparentemente esdrúxulas (ou proparoxítonas), mas a verdade é que são graves (ou paroxítonas), e daí chamar-se-lhes "falsas esdrúxulas".»
B. Na resposta a que alude a Abertura, pode ler-se: «Remédio é, de facto, uma palavra esdrúxula (ou proparoxítona), pois a sílaba tónica recai na antepenúltima sílaba: re-mé-di-o (cf. Dicionário da Divisão Silábica, do Portal da Língua Portuguesa).»
Fiquei com as ideias ligeiramente baralhadas. Então, a palavra história pode ser designada das três formas: grave, esdrúxula e esdrúxula aparente?
Embora se trate de um caso especial, parece-me razoável e muito mais simples chamar-lhe apenas esdrúxula. Sempre foi essa a perspetiva que adotei nas minhas aulas.
Abraço à equipa do Ciberdúvidas.

António Santos Funcionário local Maia, Portugal 4K

Numa noticia intitulada «Mais de metade da população portuguesa recebe uma prestação social», ocorre a frase «O ministro Pedro Mota Soares revelou, esta segunda-feira, que mais de metade da população portuguesa recebe uma qualquer prestação social, defendendo que o Rendimento Social de Inserção é uma prestação em contraciclo.»

Tentei obter o significado de contraciclo, em vários dicionários, mas sem sucesso. Poderiam dizer que dizer contraciclo?

Antecipadamente obrigado pela resposta.

Célia Silva Professora Alcanena, Portugal 10K

Precisava que me esclarecessem sobre o significado de uma expressão idiomática do português.

O que significa «puxar o pé para a chinela»?

Obrigada.