Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Figuras de estilo
Paulo Mário Bezerra de Araújo Economista Rio de Janeiro, Brasil 7K

Nas respostas às questões A grafia da expressão «única e exclusivamente» e «Cantar afinado», ou «cantar afinadamente»?, podemos considerar que, em retórica, estas expressões exemplificam a figura da enálage, pela substituição dos advérbios por adjetivos?

Encontrei em Cruz e Souza (Prodígio) estes versos:

A Desventura mais sanguinolenta
Sobre teus ombros impiedosa desça, [impiedosamente]
Seja a treva mais funda e mais espessa...
Alba A. Professora Bom Jardim, Brasil 8K

Se repetimos a palavra morto, assim: morto/morto/morto/morto, formamos uma nova palavra: tumor. Que nome se dá a essa construção?

Guida Quaresma Professora Setúbal, Portugal 7K

No verso «esse vento que sopra e que ateia os incêndios», podemos considerar a existência de uma anáfora? E de uma assonância?

Obrigada pela ajuda!

José Viana Professor Braga, Portugal 15K

Gostava de saber se estes são exemplos de hipálages (exemplos do Cap. I de Os Maias): «uma tímida fila de janelinhas», «fresco nome de vivenda», «paz dormente de bairro», «onde já desmaiavam as rosas das grinaldas».

Obrigado.

Maria Ana Fidalga Estudante Castelo Branco, Portugal 13K

Começo por dar os parabéns a toda a equipa do Ciberdúvidas pelo serviço que prestam a quem, como eu, tantas vezes tem dúvidas.

Neste momento, a minha dúvida prende-se com a identificação do(s) recurso(s) expressivo(s) que poderemos detetar nas seguintes expressões (retiradas de Os Maias, de Eça de Queirós):

«o dever da mulher era primeiro ser bela, e depois ser estúpida…»

«[Era alta, muito pálida, sobretudo às luzes, delicada de saúde, com um quebranto nos olhos pisados, uma infinita languidez em toda a sua pessoa,] um ar de romance e de lírio meio murcho» (aqui, apenas o que está fora dos parênteses).

Muito obrigada!

Sílvia Trindade Estudante Lisboa, Portugal 10K

Recorro imensas vezes ao vosso site para esclarecer as minhas dúvidas e fico elucidada, mas, desta vez, gostaria de mais um esclarecimento, pois continuo sem saber se posso considerar que, na fase seguinte, se encontra uma enumeração: «Tristeza, uma grande tristeza e uma dor muito forte.»

Fico grata pela vossa atenção.

Helena Dias Estudante Torres Novas, Portugal 9K

Gostaria de saber se no verso «E os olhos dum caleche espantam-me sangrentos», do poema Horas Mortas [Sentimento de Um Ocidental], de Cesário Verde, há uma personificação, ou uma hipálage, sobretudo na expressão «olhos sangrentos».

Obrigada!

Paula Nogueira Estudante Estarreja, Portugal 3K

Gostaria de saber se na expressão seguinte se trata de uma metáfora ou de uma hipérbole:

«O sol baixara um pouco e estendia agora uma estrada de lume pelas águas.»

Obrigada.

Carlota Maria Estudante Porto, Portugal 7K

Qual é o recurso estilístico presente na seguinte frase: «entre mim e a evidência paira uma névoa cinzenta» [António Gedeão, Forma de Inocência]?

Vítor Martins Professor Águeda, Portugal 7K

Uma pergunta (colocada por um aluno do 5.º ano):

Já que a personificação corresponde, grosso modo, à atribuição de qualidades humanas (de persona) a seres não humanos, como se designa o processo inverso, quando eu dou qualidades dos animais às personagens (como, no exemplo: «O Luís voava sobre a cidade...»)?

Grato.