O hipérbato em versos de R. Reis
Gostaria de saber se a figura de estilo presente nestes versos é a anástrofe ou o hipérbato:
«Rosas amo dos jardins de Adónis,Essas volucres amo, Lídia, rosas»
A sinestesia e a metáfora num verso de Fernando Pessoa
No verso «Barco indelével pelo espaço da alma» está presente uma metáfora, ou uma hipálage?
Dois casos de tropos
«Perdi o bonde e a esperança, voltei pálido para casa.»
«Comprei um apartamento e, com ele, uma briga.»
Há nome para a figura acima, em que o mesmo verbo, regendo diferentes termos, assume caráter semântico diverso?
Prosopopeia?
Esse trecho do poema de Cecília Meireles pode ser considerado como uma prosopopeia?
«E as borboletas sem voz
Dançavam assim veludosamente.»
O herói de O Infante (Mensagem, de Pessoa)
A que herói o sujeito poético se refere no poema O Infante?
A figura de retórica enumeração
Preciso que me expliquem a enumeração. Poderiam-me facultá-la ?
O pleonasmo em «mar salgado»
(Mar Português, in Mensagem, de Pessoa)
(Mar Português, in Mensagem, de Pessoa)
Ó mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!
A expressão «mar salgado» é um pleonasmo?
Os recursos estilísticos em «vai desmatando o amazonas de minha ignorância»
Qual a figura de linguagem na frase «e vai desmatando o amazonas de minha ignorância»?
«Sé catedral», pleonasmo?
É correta a designação «sé catedral»? Sendo expressão aceitável, trata-se de um pleonasmo, uma vez que ambas são referentes ao lugar da cadeira do bispo?
Parabéns pelo excelente trabalho e pela partilha.
A presença de oxímoro (revelador do desconcerto)
Veja-se a trova abaixo:
Se ouso me aproximar dela E sobre amor revelar tudo, Pouco ou nada se revela, Fico extático, fico mudo
Pode-se afirmar que há um paradoxo nos dois últimos versos, já que, ao mesmo tempo que «pouco ou nada se revela», o eu poético fica extático e mudo? Sendo paradoxo, seria um paradoxo "convencional", diga-se assim, do tipo «morte em vida»? Pois a uma afirmação (a não revelação do amor) é contraposta a descrição de um estado, que sutilmente indica que tudo foi de fato revelado.