Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Língua brasileira: existe mesmo?
Em defesa do contínuo da língua portuguesa

«Se o critério central é a ininteligibilidade mútua por razões estruturais, falha o linguista que defende serem o PB e o PE sistemas linguísticos autônomos ainda mais dramaticamente ao cruzar os séculos do que ao atravessar o Atlântico» – sustenta o gramático brasileiro Fernando Pestana nesta defesa da unidade da língua portuguesa, apesar das diferenças entre a variedade do Brasil e a de Portugal.

Entre a individualidade e o individualismo
Deslize lexical no desporto

Será possível um jogador de futebol abusar da individualidade, como sugere o jornal A Bola? Aparentemente, sim – pelo menos segundo a frase publicada na análise às notas do Sporting após a vitória frente ao Paços de Ferreira. Mas será mesmo esse o termo adequado? A consultora Sara Mourato dá a resposta neste pelourinho. 

A Pronúncia do Norte
Entre a música, o sotaque e a identidade

A propósito dos 45 anos de carreira dos GNR, a emblemática canção Pronúncia do Norte volta a ganhar destaque através de uma homenagem promovida pela Rádio Comercial, reunindo nomes sonantes da música portuguesa. Mais do que um hino à região do Porto e arredores, esta música celebra a diversidade linguística do português europeu, dando voz a traços fonéticos típicos do Norte de Portugal, e, neste sentido, a consultora Inês Gama dedica um apontamento à pronúncia típica do norte de Portugal.

<i>Dantes</i> ou «de antes»
Usos e normas

Qual a construção correta? «Comprei a fruta pelo preço dantes do aumento.» ou «Comprei a fruta pelo preço de antes do aumento.»? A professora Carla Marques explora o significado da expressão no programa Páginas de Português, da Antena 2

Quando <i>convêm</i> não convém
A conjugação do verbo convir

Numa crónica incluída no jornal Expresso em 13/10/2025,  Lê-se: «[...] põem o dedo em feridas comuns que não convêm sarar num Estado de direita.» Contudo, o verbo conjugado na terceira pessoa do plural constitui um deslize que, mesmo que compreensível, merece o reparo da consultora Sara Mourato

<i>Autarca</i>, <i>autarquia</i> e <i>autárquicas</i>
Uma reflexão sobre palavras do poder local

Na sequência das eleições autárquicas de 12 de outubro, a consultora Inês Gama apresenta um pequeno apontamento sobre as palavras autarcaautarquia e autárquico. Esta palavras, embora próximas na forma, revelam origens, significados e usos distintos, especialmente no contexto do poder local.

«Trata-se de...», sempre no singular
Da manipulação de imagem à sintaxe errada

Num comunicado em vídeo, em circulação no Facebook, alguém refere ter a sua imagem sido alterada e utilizada abusivamente para lhe atribuir falsas declarações. A situação é resultado de técnicas de manipulação de imagem (deep fake), e o esclarecimento junta-se a outros alertas do mesmo tipo e com a mesma finalidade. Mas, desta vez, à queixa justa somou-se ainda um irritante erro sintático, como explica o consultor Carlos Rocha num comentário a este caso.

<i>Um osso quase invisível</i> de Lauren Mendinueta
Entre a luz e o clamor do silêncio
Por Dora Gago

«Um osso quase invisível evidencia a poesia como arte de revelar os silêncios do corpo, da memória, do passado, a solidão, as marcas dos exílios, a opressão, as feridas que esculpem a existência» – comenta a escritora e professora universitária Dora Gago nesta recensão do recente livro da escritora colombiana Lauren Mendinueta. Texto incluído na revista Caliban em 10/09/2025 e aqui divulgado com a devida vénia, mantendo a ortografia de 1945, conforme o original publicado.

A expressão «ser mais papista que o papa»
Significado e usos

O que significa a expressão «ser mais papista que o papa»? A professora Carla Marques explora o significado da expressão no programa Páginas de Português, da Antena 2

 

O peso da palavra <i>genocídio</i>
Etimologia, definição e disputa semântica

Neste texto, a consultora Sara Mourato analisa o termo genocídio, destacando a sua carga semântica e histórica, bem como o seu uso controverso em contextos políticos e jurídicos.