A propósito de uma dúvida que surgiu há umas semanas num programa de rádio, a consultora Inês Gama discute, neste apontamento, a diferença entre os usos corretos de profícuo e prolífico.
Em notícia de 20 de maio de 2025 no Jornal de Notícias, dá-se conta de uma decisão drástica da Câmara Municipal do Porto perante «uma tentativa de quartar o espaço e a liberdade de ação, em prejuízo direto do serviço público às populações». O consultor Carlos Rocha explica porque quartar é erro na sequência citada.
«A Escola deve continuar a mostrar as diferenças entre as variedades do português, que confirmam a riqueza do nosso património linguístico, mas tem a obrigação de promover a capacitação do uso da língua portuguesa formal, cuidada» – sustenta a professora e escritora Ana Albuquerque na sequência de uma ação de formação orientada pelo gramático brasileiro Fernando Pestana, na qual se refeltiu os desafios colocados pela integração de alunos falantes do português do Brasil nas escolas dos ensinos básico e secundário em Portugal. Artigo de opinião publicado no jornal eletrónico Viseu Now, em 21 de maio de 2025, e aqui disponibilizado com a devida autorização.
Apontamento da consultora Inês Gama sobre o plural de arco-íris. Incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 18 de maio de 2025.
«No mundo contamos mais de 7000 línguas e dialectos e a 10000 palavras por língua cerca de 70 milhões de palavras por aprender, 70 milhões de maneiras de ver o mundo, 70 milhões de experiências e origens e outras tantas histórias e eu não peço senão a aprendizagem de uma segunda língua só» – declara o professor João André Costa, diretor de uma escola em Londres, numa crítica ao monolinguismo, propondo uma reflexão acerca das vantagens de falar, pelo menos, uma segunda língua. Apontamento publicado em 11 de maio de 2025 no mural que o autor mantém no Facebook, com o título original "O orgulho de falar uma língua só", que surge aqui adaptado.
«Ninguém em Timor se vai preocupar com a língua inglesa como se fosse a língua da alma. Esse lugar será sempre do português.»
«Como o português é uma das línguas mais faladas do planeta, é natural que empresas estejam dando preferência, em algumas áreas, para aqueles que dominam o idioma», lê-se neste trabalho do jornalista Vicente Nunes incluído em 6 de maio de 2025 no Público Brasil, a respeito da importância do português no recrutamento de profissionais por empresas com origem no Brasil. Texto aqui transcrito com a devida vénia.
«Nestes últimos quinhentos anos, o português transformou-se de um idioma oceânico em um idioma continental» – sublinha José Sarney, que foi presidente da República Federativa do Brasil entre 1985 e 1990, a respeito da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2025.
Artigo incluído em 9 de maio de 2025 no Diário do Poder.
Na frase «Ouviram-se os jovens», a palavra se desempenha que função sintática? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2 (dia 4 de maio de 2025).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações