Uma aluna do reforço curricular perguntou-me como deveria classificar quanto à sua formação a palavra extraordinário. Respondi espontaneamente «derivada por prefixação», mas, perante o amuo e os argumentos da aluna, a quem fora dito que se tratava de uma palavra composta, resolvi «investigar»... Fiquei ainda mais baralhada, pois encontrei diversas respostas contraditórias. Afinal, como a deveremos nós classificar?
Como se diz correctamente?
— «Centésimas de segundo.»
— «Centésimos de segundo.»
Quais as etapas do esquema narrativo canônico?
Referentemente à consulta respondida em 21/5/2010, onde se lê a frase «Os custos da empresa elevaram-se 12%», gostaria de saber a função sintática de «12%» nessa frase.
Obrigado.
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, nas palavras que se pronunciam como facto ou ficção, o c desaparece, ou não?
Qual é a explicação histórica para a existência de formas convergentes e divergentes dentro de uma mesma língua, como o português?
Qual é a importância do conhecimento destas formas para o professor e o aluno da língua materna?
Transpondo estas ponderações para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, qual é a importância do conhecimento de formas convergentes e divergentes para o professor e o aprendiz de línguas aparentadas como o espanhol e o português?
Obrigada.
«Andar (na esteira) sem sair do lugar» é um paradoxo, ou uma antítese?
Qual o significado da palavra "cresmática"?
Aparece no capítulo XVIII de Os Maias:
«Por sua vez o legislador ouve dizer que lá fora se levanta o nível da instrução; — imediatamente põe no programa dos exames de primeiras letras a metafísica, a astronomia, a filologia, a egiptologia, a cresmatica, a crítica das religiões comparadas, e outros infinitos terrores.»
Qual o gentílico de Calecute, Índia? Aproveitando o ensejo, qual o gentílico da capital desse país, Nova Déli?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações