DÚVIDAS

O infinitivo como complemento nominal
Quanto ao exemplo de infinitivo aplicado como complemento nominal de alguns adjetivos («Esse exercício é fácil de fazer»), isso também não ocorre com alguns substantivos desde que o substantivo peça algum complemento nominal? Exemplo: «Ela tem o direito de reivindicar.» «De reivindicar» também é complemento nominal? E se a frase fosse: «Ela tem o direito de reivindicar por seus direitos.» Somente nesse caso se teria uma oração subordinada completiva nominal reduzida de infinitivo? E quanto a uma frase em que o nome não pede complemento, exemplo: «Ele disse novidades de entusiasmar»? «De entusiasmar», aqui, seria então uma oração adjetiva reduzida? Obrigado.
Datas aproximadas: «(em) cerca de 1541»
Ao fazer a revisão de um texto, corrigi a oração «(...) que aí terá nascido cerca de 1541» para «(...) que aí terá nascido em cerca de 1541». O autor do texto questionou a validade da correcção, e eu gostaria de saber qual é a forma correcta. Ao pesquisar o site, apenas encontrei referência à dúvida «nascido em» ou «nascido a», e a explicação apresentada sustenta a minha correcção. A colocação do advérbio cerca permite omitir a preposição? Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa