DÚVIDAS

«Andar de patim», «Andar de patins»
Li num manual de redação jornalística que as pessoas usam a flexão equivocada do substantivo patim. No coloquial, cá em minha cidade sempre escuto coisas do tipo: — Mamãe, deixe eu andar de patins lá fora. — Pedi que ele escolhesse o seu presente, e ele escolheu um patins. No tal manual figura que o certo seria: — Andar de patim, um patim. Até porque ninguém pede para andar de bicicletas, de carros, ou pede um pastéis, um chopes, um clipes. O quê afinal é correto?
Identificação de algumas figuras de estilo e do sujeito poético
Por favor identifiquem nos seguintes frases algumas figuras de estilo: «Tinha das mulheres lindas as graças belas, infindas de encantos, encantos mil.» «E no seu todo brilhava o ar mais doce e gentil.» Por outro lado aprendi que num texto poético se expressa o eu, sentimentos e por aí adiante. Será possível um texto poético ser descritivo? Como identificar o sujeito poético dum texto poético? Que metodologia seguir para alcançar esse objectivo?
Maiúscula inicial em designações de cargos escolares (p. ex.: director de turma)
Gostaria, se possível, que a minha questão fosse respondida pelo grande linguista, o Dr. D´Silvas Filho. É usual a utilização, em contexto de escola, de vocábulos como director de turma, encarregado de educação, aluno, coordenador de departamento, director pedagógico... Estas palavras devem ser grafadas com maiúsculas? Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa