DÚVIDAS

A função sintática de feia
Na análise da oração «minha casa é feia», o termo feia é um predicativo do sujeito; porém, no caso de uma inversão como a seguir, sua classificação geraria uma ambiguidade.   Ex.: «Minha casa feia é.» A palavra feia poderia ser classificada como adjunto adnominal devido à sua proximidade com o substantivo, parecendo, dessa forma, gerar uma frase sem predicativo; e, também, ser classificada como um predicativo fora de sua posição comum. Eu poderia pôr o termo feia entre vírgulas? Mas, nesse caso, estaria separando o predicativo do verbo. O que seria sintaticamente errado, pois o predicativo é um argumento.
Cosmópole e cosmópolis
O novo filme do realizador David Cronenberg tem o título internacional Cosmopolis, palavra que aparentemente não encontra referente directo em português. A edição portuguesa do romance de Don DeLillo (que deu origem ao filme), publicada pela Relógio d’Água, optou por Cosmópolis, mas, quer no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora quer no dicionário online da Priberam, não encontro qualquer referência à palavra (com ou sem acento). Qual a forma correcta de a escrever?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa