A expressão «grávido de si mesmo» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão «grávido de si mesmo»

Recentemente, deparei-me com a expressão «grávido de si mesmo» numa peça processual.

Ora, eu conheço a expressão no domínio da psicologia (aplica-se para descrever uma determinada fase da adolescência), mas ali, naquele contexto, não era a esse sentido que se recorria. De resto, já ouvi a expressão noutros contextos, mas não sei ao certo o que significa num domínio, digamos, mais corrente.

Assim, tomo a liberdade de escrever a V. Exas. para indagar se poderão esclarecer esta minha dúvida.

Marta Botelho Advogada Póvoa de Varzim, Portugal 3K

Como muito bem salienta a estimada consulente, a expressão «grávido de si mesmo» surge comummente associada a um processo de transformação característico da adolescência (leia-se, por exemplo, esta entrevista do filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella).

Numa perspetiva de uso mais quotidiano e de caráter muito mais informal, a referida expressão metafórica surge na linha de uma outra, usada com alguma frequência, «estar grávido de esperança», que significa, como será fácil de ver, «estar cheio de esperança».

Assim, «(parecer) estar grávido de si mesmo/próprio» significará:

1) «estar/sentir-se inchado, verdadeiramente cheio» (uso mais literal);

2) «só se ver a si próprio», «só pensar em si próprio», «estar centrado/concentrado no/olhar para o seu umbigo» (aceção normalmente jocosa);

3) «fazer depender o futuro de si próprio», «ter potencial para poder vir a ter um bom futuro» (aceção de caráter elogioso): «O Brasil está grávido de si mesmo. O Brasil descobriu que, em suas entranhas, está seu futuro, que é o pré-sal. O Brasil está-se descobrindo para se apresentar ao mundo» (excerto de um discurso da deputada federal Jô Moraes, do Bloco/PCdoB-MG, na Câmara dos Deputados, em 23/02/2010).

Pedro Mateus
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Léxico