A vogal o pronuncia-se /ó/ ou /ô/ se fizer parte da sílaba tónica, e pronuncia-se /u/ quando faz parte de uma sílaba átona.
As palavras têm apenas uma sílaba tónica; as restantes são átonas. Tónica significa que essa sílaba tem mais som, é dita de uma forma mais intensa; átona significa que tem menos som.
Nas palavras que refere, a sílaba tónica é a sublinhada: Rosa, roda, Rodrigo, Rodrigues, Rolando, Ronaldo.
Na sílaba tónica, a vogal o pronuncia-se /ó/ se for aberta (Rosa, roda, carroça, pipocas, desordem, enorme, transporte, famosa, girassol) e pronuncia-se /ô/ se for fechada (doce, ovo, soco, sonho, almoço, estojo, ampola, aroma, sintoma, pintor).
Na sílaba átona, como regra geral, a vogal o pronuncia-se /u/. Vou assinalar a sílaba tónica, para se compreender bem que as sílabas que contêm a vogal o com som /u/ se situam em sílabas átonas: modelo, tijolo, adorar, copo, enamorado, locomotiva.
Se observarmos palavras da mesma família, verificamos a diferente pronúncia da vogal o, consoante se situa na sílaba tónica ou na átona: corpo – encorpado; porto – aportar; garoto – agarotado; piloto – pilotar; imóvel – imobilizar.
Cf. Ortografia e oralidade + Convenções transcrição fonética + Dígrafos e fonemas — Tabela com sons da língua portuguesa.