Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Teresa Mota Professora Aveiro, portugal 13K

Gostaria de saber como classificar estas palavras (pesadinho e pesadão) quanto ao grau, dado que ambas são adjetivos e os graus diminutivo e aumentativo são normalmente atribuídos aos Nomes.

Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor Federal Garanhuns, Brasil 7K

As gramáticas dizem que nas orações intercaladas ou interferentes (conforme a nomenclatura brasileira) o sujeito deve vir posposto ao verbo. De uns tempos para cá, venho observando em certas publicações cujo português é ruim que estão usando acintosamente o oposto da construção tradicional, ou seja, estão nas orações intercaladas colocando o sujeito antes do verbo, ao arrepio do que sempre escreveram os melhores autores da língua portuguesa. Disse certa vez o purista professor brasileiro Napoleão Mendes de Almeida que vale tudo (para os transgressores!)nesta língua de 'curuquerês'. Interessa-me saber a vossa posição a respeito da colocação do verbo em orações interferentes. Muito grato!

Caio Britto Brasil 7K

Sobre as explicações de D’ Silvas Filho quanto ao uso da (/) barra na língua portuguesa, ficou-me uma dúvida acerca da interpretação de uma frase. Diz o seguinte:

«As pontuações previstas nas alíneas "a.1"/ "a.2" e "b" não poderão ser contadas de forma cumulativa.
»

Pergunto ao senhor: Qual o entendimento da frase? O que eu não posso cumular? Apenas "a.1" com "b" e "a.2" com "b" ou também não posso cumular "a.1" com "a.2"?

Na minha interpretação, o uso da (/) barra entre "a.1" e "a.2" permite que elas sejam cumuladas.

É isso mesmo? Estou correto na minha interpretação?

Paulo Victor Estudante São Paulo, Brasil 18K

Pelo mesmo motivo por que se diz «é hora de a onça beber água», poderia eu dizer «faz-se referência a a auditoria ter sido conduzida corretamente»?

Não sei exatamente o porquê, mas imagino que a resposta à minha indagação seja negativa. No entanto, soa-me no mínimo estranho dizer «faz-se referência à auditoria ter sido conduzida corretamente». Parece-me que, assim como na primeira frase não se junta de com a (por o verbo estar no infinitivo – aliás, olha aqui a mesma dúvida: «por o» ou pelo?), também na segunda não se deveria juntar a preposição a com o artigo a.

Gustavo Infante Professor Bristol, Inglaterra 3K

A propósito do significado de aceivar, palavra de que andava à procura, cheguei à resposta dada por Carlos Rocha a 19/04/2005. Não sei até que ponto a resposta está completamente certa, apesar de se inserir no léxico agrário, de facto.

Veja-se o excerto do conto «O Pastor Gabriel» de Miguel Torga: «Como os pastos no Verão escasseavam, só havia uma solução: aceivar os nabais à noite, pela calada». Não poderá aceivar ter outro significado ou, pelo menos, outra acepção?

Alzira Margarida Julião Américo Estudante Inhambane- Maxixe, Moçambique 187K

Gostava de saber mais sobre as orações subordinadas integrantes ou completivas. E, também, exemplos.

alberto smera aposentado PIRAI-RJ, BRASIL 5K

Qual a frase correta?

«Sem sinais e sintomas cardíacos.»

«Sem sinais ou sintomas cardíacos.»

«Sem sinais e/ou sintomas cardíacos.»

João Bap aposentado Belo Horizonte, Brasil 16K



Qual das seguintes frases está correta?

a) Aquele do qual enaltecemos as qualidades e minimizamos os defeitos.

b) Aquele de quem enaltecemos as qualidades e minimizamos os defeitos.

João Cardoso Empregado de bar Lisboa, Portugal 78K
Como se escreve a palavra gin: com n (gin) ou com m (gim)?
Ana Gamelas Professora Aveiro, Portugal 49K

«Estratégias de ensino-aprendizagem a nível da informática», ou «Estratégias de ensino-aprendizagem ao nível da informática»?

Os professores adequam recursos a, ou ao, nível informático?