DÚVIDAS

A vírgula e a conjunção como

Na frase «Há várias espécies de plantas como bananeira, jaqueira, laranjeira etc.», deve-se colocar vírgula antes ou depois do termo como?

Resposta

Não haveria dúvida alguma do uso da vírgula antes da conjunção como, se este termo estivesse seguido de «por exemplo» — «como, por exemplo» —, em que é feita uma pausa explicativa, o que implicaria que estivesse isolado por vírgulas, e que a frase ficasse do seguinte modo:

«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.»

ou

«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo: bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.»

No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos.

Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf. Rodrigo de Sá Nogueira, Guia Alfabética da Pontuação, Lisboa, Clássica editora, 1974, p. 91).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa