Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A vírgula e a conjunção como

Na frase «Há várias espécies de plantas como bananeira, jaqueira, laranjeira etc.», deve-se colocar vírgula antes ou depois do termo como?

Ana Lúcia Santos Estudante Santo António de Jesus, Brasil 8K

Não haveria dúvida alguma do uso da vírgula antes da conjunção como, se este termo estivesse seguido de «por exemplo» — «como, por exemplo» —, em que é feita uma pausa explicativa, o que implicaria que estivesse isolado por vírgulas, e que a frase ficasse do seguinte modo:

«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.»

ou

«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo: bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.»

No entanto, tal como a frase se encontra, não se deverá colocar vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos, até porque este como introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf. Rodrigo de Sá Nogueira, Guia Alfabética da Pontuação, Lisboa, Clássica editora, 1974, p. 91).

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Ortografia/Pontuação