Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Cecília Figueiredo Professora Azeitão, Portugal 14K

Dois dos objetivos primordiais do Novo Acordo são a simplificação e a criação de uma única norma para a regulamentação da língua portuguesa.

Assim sendo, como explicar que se tenham mantido as grafias à-vontade (nome) e «à vontade» (locução adverbial) no VOP do Portal (enquanto o VOLP da Academia Brasileira das Letras regista apenas à vontade, nome e locução) e se tenha eliminado o hífen no nome dia-a-dia? Numa resposta dada em 2/01/2012, a vossa colaboradora Sandra Duarte Tavares diz: «"Dia a dia" e "cor de laranja", segundo o novo acordo, não levam hífen.

«Eis as regras: HÍFEN (Bases XV, XVI e XVII)

"– Não se usa hífen nas palavras compostas que contêm um elemento de ligação, ou seja, constituídas por Nome + de + Nome: fim de semana, caminho de ferro, lua de mel, dia a dia, etc. (salvo algumas exceções já consagradas pelo uso, como é o caso de água-de-colónia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, à queima-roupa)."»

PROBLEMA: «dia a dia» não é composto por Nome + de + Nome… Seria possível explicar melhor a manutenção do hífen num caso e a eliminação no outro?

Será que o vocabulário comum vai acabar com estas saladas que em nada beneficiam a promoção da língua portuguesa (aumentado as resistências às mudanças em vigor)?

Cumprimentos e continuação do precioso trabalho que têm vindo a fazer.

Isabel Melo Revisora Macau, RAEM 9K

Adjunto-técnico tem feminino, ou é uma palavra apenas usada no masculino?

Qual é a frase correcta: «Louva um adjunto-técnico», ou «Louva uma adjunta-técnica»?

Dúvida que surgiu num texto para revisão de português.

Obrigada.

Loaty Boavida Engenheiro de som Luanda, Angola 10K

Nós seguramos "nas" coisas, ou seguramos "as" coisas...? (A mesma pergunta faço para os verbos pegar e agarrar...)

João Farminhão Estudante Lisboa, Portugal 4K

Qual a origem do topónimo cabo Espichel?

Sarah Guedes Economista Belo Horizonte, Brasil 5K

Gostaria de um esclarecimento quanto ao uso dos advérbios menor (ou maior) e menos (ou mais), quando se referem a substantivos abstratos, a saber empenho, acesso, trabalho. É correto dizer, por exemplo, que «a tarefa demandou menor empenho por parte dos empregados», ou o correto seria «menos empenho»?

Obrigada.

Ana Magalhães Professora Colares, Portugal 23K

Hoje, durante uma aula, num exercício que pedia o feminino de embaixador, surgiram os vocábulos embaixatriz e embaixadora, os quais têm sido motivo de dúvidas esclarecidas neste espaço.

Um aluno questionou-me: «Então como se chama o marido da embaixadora? Não pode ser embaixador, porque não ocupa o cargo!»

Respondi que não sabia e, por isso, solicito (e agradeço desde já) a vossa preciosa ajuda.

Roberta Ramalho Professora Cabo Frio, Brasil 7K

Qual é a palavra correta para designar o efeito do carma: efeito cármico, ou carmático? E ainda no caso da primeira palavra, cármico, usa-se, ou não, o acento agudo?

Ana Oliveira Professora Ourém, Portugal 4K

Gostaria de saber qual será a classificação sintática do elemento «diretor» na seguinte expressão: «O João foi nomeado diretor.»

Obrigada pela atenção.

Tatiane Lima Revisora de textos São Paulo, Brasil 9K

Estou fazendo uma revisão e deparei-me com a palavra favelado. Gostaria de saber se essa palavra é discriminatória, pois o termo favela hoje em dia o é.

Maria Castro Investigadora Porto, Portugal 8K

Qual a pronúncia mais adequada para a palavra vagão em português de Portugal: com "á", ou com "â"?