Preciso saber como é que se escreve o verbo expedir e o verbo remeter no seguinte contexto: «Espero que vossa direcção... o documento mencionado» (quando eu solicito da maneira apropriada um documento e espero que mo entreguem).
Agradeço vossa resposta.
«A sede local do Ciberdúvidas, ao bairro da Vila Alice, é grande», ou «Houve algazara na Rua n.º 21, à Vila Alice»?
Apresento-vos estas duas frases para perguntar se é correto dizer-se «à vila» em vez de «na vila», neste tipo de construção fraseológica.
É comum ver consultor no lugar de corretor, por ser considerado mais «chique»! Mas neste caso pode escrever: «consultor em imóveis», ou «consultor para imóveis», ou «consultor de imóveis»? E por que não «conselheiro em imóveis»? Pode ser?
Agradeço, desde já, as respostas.
«Sonhar a subir»/«sonhar em subir»/«sonhar subir»...
«Com tantos pecados cometidos, nem sequer posso sonhar a subir ao reino dos céus», ou «Com tantos pecados cometidos, nem sequer posso sonhar em subir ao reino dos céus», ou «Com tantos pecados cometidos, nem sequer posso sonhar subir ao reino dos céus»?
No Dicionário Houaiss encontrei a frase exemplificativa «sonha em ser advogado». Resta saber se esta construção se usa em português de Portugal.
Na frase seguinte: «O menino não ultrapassava os cem centímetros de altura», devo escrever «cem» por extenso, ou posso escrever «100» em algarismos? Existe alguma regra? Como se trata de um texto, tenho dúvidas. [...]
Muito obrigada antecipadamente.
Gostaria de saber a origem das palavras: sarrabulho/serrabulho e chanfana.
Muito obrigado.
Na frase «O Manuel corria com os punhos cerrados», como classificar morfologicamente «cerrados»?
Escreve-se «De referir que os documentos anteriormente entregues pelo consórcio não respondem ao solicitado», ou «De referir que os documentos anteriormente entregados pelo consórcio não respondem ao solicitado»?
A dúvida é:
1) «Anotar a data na lista em anexo», ou «Anotar a data na lista anexo»?
2) «Conforme lista em anexo», ou «Conforme lista anexo»?
Ao fazermos a divisão silábica de merceeiro — mer-ce-ei-ro —, podemos considerar que esta palavra, para além do ditongo -ei, possui um hiato (ce-ei)?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações