Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Oliveira Professora Lisboa, Portugal 23K

Gostaria de saber por que razão o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora registam a pronúncia [gwi] e se esta é a única pronúncia correta, tendo em conta a forma como pronunciamos a palavra de origem, bilingue.

Obrigada.

Ilda Borges Professora Carcavelos, Portugal 8K

Existe o feminino elefanta? É admissível o feminino beiroa para beirão?

Joaquim Jorge Cabrita Estudante Lisboa, Portugal 9K

Sou astrónomo amador e vejo-me frequentemente confrontado com o alfabeto grego, que é usado para catalogar as estrelas de cada constelação. Quando as letras deste alfabeto são apresentadas no nosso idioma, encontro algumas designações diferentes, não só entre o português europeu (pt-PT) e o português do Brasil (pt-BR), mas também em cada uma destas variedades linguísticas. Acreditando que existe uma única forma correcta em cada norma, gostava que me esclarecessem sobre esta situação, tanto no âmbito do português europeu como do português do Brasil.

Exponho de seguida as situações dúbias, assinalando a variedade linguística em que as encontro, não colocando de parte a hipótese de nenhuma delas estar correcta:

ζ - Zeta ou Dzeta (pt-BR)?

η - Eta ou Etá (pt-BR)?

λ - Lambda ou Lâmbda (pt-BR)?

μ - Miú, Miu (pt-BR e pt-PT), Mi ou Mu (pt-BR)?

ν - Niú, Niu (pt-BR e pt-PT), Ni ou Nu (pt-BR)?

ο - Omicron ou Ômicron (pt-BR)

υ - Upsilon, Úpsilon (pt-BR e pt-PT), Hipsilo ou Ípsilon (pt-BR)?

χ - Chi ou Qui (pt-BR)?

ω - Omega ou Ômega (pt-BR)?

Desde já agradeço a atenção dada a este caso e, de uma forma geral, o trabalho que dedicam a esclarecer as nossas dúvidas.

Joaquim Gomes Miranda Aposentado Sorocaba, Brasil 8K

Em tempos [...], perguntei sobre a origem do topónimo/antropónimo Góis. Sabe-se que o vocábulo gói quer dizer não judeu, aquele que não pertence à comunidade israelita. Tendo em vista a perseguição aos judeus em 1496, por exemplo, muitos deles homiziando-se no interior de Portugal, o nome Góis não estaria ligado a esses factos?

Meus cumprimentos pelo vosso trabalho, e obrigado.

José Cardoso Economista Lisboa, Portugal 11K

Na expressão «Cala-te!», qual a classificação sintática do pronome te?

Obrigado.

Ana Paula de Oliveira Professora Aracaju, Brasil 10K

Em «Ana correu de tênis», «Assim dos lábios a vida corre» e «Não corra», o verbo correr nas três frases será intransitivo. Essa minha análise está correta, ou devo pensar em transitivo indireto?

Para mim, correr não necessita de complemento, «eu corro» — o significado é completo.

No aguardo de uma resposta, desde já agradeço.

Filipa Carvalho Documentalista Lisboa, Portugal 5K

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida que me assola há algum tempo. Na expressão «do primeiro ao último minuto» devemos fazer a concordância do plural «do primeiro ao último minutos»? Não será o mesmo que acontece em frases como: «a primeira e segunda fases»?

Obrigada.

Domingos Moreira AP Braga, Portugal 12K

«Quando há sol, as pessoas parecem mais alegres.»

Quando há sol é modificador frásico ou modificador do grupo verbal?



Maria Afonso Estudante Porto, Portugal 5K

Qual a origem do apelido Farrancha?

Maria Matos Professora Fátima, Portugal 12K

Na frase «As crianças gostam de gelados», a que grupo pertence «de gelados».