DÚVIDAS

«Presidente de câmara» e «presidente da câmara»
Agradecia que comentassem esta minha leitura da Lei n.º 46/2005, de 29 de agosto. No meu entender e, conforme está escrita (e o que vale é a lei escrita), esta lei diz que o presidente de câmara municipal (o presidente de qualquer câmara) não se pode candidatar a um quarto mandato, quando exerceu o cargo, por três mandatos sucessivos, seja qual for a câmara a que se pretende candidatar pela quarta vez; o mesmo se lendo, no que se refere ao presidente de junta de freguesia. Por outro lado, caso a lei se referisse ao cargo de presidente da câmara municipal ou da junta de freguesia, entendo que se devia ler que o presidente de uma determinada câmara ou junta não se poderia candidatar a essa mesma câmara ou junta de freguesia, para um quarto mandato sucessivo, mas que o poderia fazer para uma câmara ou junta diferente. Obrigada pelo V. esclarecimento.
Aspeto habitual e aspeto iterativo
Gostava de saber como distinguir aspeto habitual e iterativo. Igualmente, gostaria que me esclarecesse qual o valor aspetual das seguintes frases: «Temos de acabar o trabalho até ao fim do mês.» «Havemos de fazer o impossível para que o jornal saia no prazo estabelecido.» «Chegaram soldados durante horas.» «A Maria chega sempre atrasada às aulas da manhã.» «A Ana vai estudar com o João.» Obrigado!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa