A diferença entre provérbio e expressão idiomática
Como posso explicar a jovens do 6.º ano de escolaridade a diferença entre provérbio e expressão idiomática?
Muito obrigada.
«Presidente de câmara» e «presidente da câmara»
Agradecia que comentassem esta minha leitura da Lei n.º 46/2005, de 29 de agosto.
No meu entender e, conforme está escrita (e o que vale é a lei escrita), esta lei diz que o presidente de câmara municipal (o presidente de qualquer câmara) não se pode candidatar a um quarto mandato, quando exerceu o cargo, por três mandatos sucessivos, seja qual for a câmara a que se pretende candidatar pela quarta vez; o mesmo se lendo, no que se refere ao presidente de junta de freguesia. Por outro lado, caso a lei se referisse ao cargo de presidente da câmara municipal ou da junta de freguesia, entendo que se devia ler que o presidente de uma determinada câmara ou junta não se poderia candidatar a essa mesma câmara ou junta de freguesia, para um quarto mandato sucessivo, mas que o poderia fazer para uma câmara ou junta diferente.
Obrigada pelo V. esclarecimento.
O verbo tralhar
Existe o verbo tralhar? Pode ser conjugado como qualquer outro da 1.ª conjugação?
IPOR (Instituto Português do Oriente), um acrónimo
Exmos. senhores, embora já tenha lido e relido as vossas respostas sobre siglas e acrónimos, continuo com dúvidas para classificar IPOR (Instituto Português do Oriente). É sigla, ou acrónimo? Grata pela vossa resposta.
«Instrumentos solo»
Qual é o correto?
«Instrumentos solo», ou «instrumentos solos»?
Grato.
Grau do nome e nomes próprios
Gostaria de saber se, na classificação dos nomes próprios, como, por exemplo, Manuel, é correcto classificá-lo como grau normal.
Aspeto habitual e aspeto iterativo
Gostava de saber como distinguir aspeto habitual e iterativo. Igualmente, gostaria que me esclarecesse qual o valor aspetual das seguintes frases:
«Temos de acabar o trabalho até ao fim do mês.»
«Havemos de fazer o impossível para que o jornal saia no prazo estabelecido.»
«Chegaram soldados durante horas.»
«A Maria chega sempre atrasada às aulas da manhã.»
«A Ana vai estudar com o João.»
Obrigado!
«O papa renuncia»
Devido à situação de renúncia do papa, só ouço e vejo notícias com o título «A resignação do papa» ou «O papa resigna». Apesar de resignar ser sinónimo de abdicar ou de renunciar ou mesmo de demitir-se, não seria mais correto os meios informativos referirem-se a esta situação como a «renúncia do papa» ou o «O papa abdica»?
Os nomes próprios e a relação hiperónimo-hipónimo
Num exercício de um manual de Português aparecia como correta a ligação por hiperonímia entre Europa e Portugal, pelo que surgiu como dúvida se, tendo em conta essa lógica, Lisboa poderia ser considerada como hipónimo de Portugal.
Gostaria de conhecer a vossa posição.
Muito obrigada.
Silenciar e silenciar-se
Hoje, dia 15 de fevereiro, durante a manifestação do povo no Parlamento [de Portugal], cantando Grândola, Vila Morena, a senhora presidente disse: «As pessoas que se retirem ou silenciem-se.» O verbo silenciar é reflexo neste caso? Posso dizer «silenciaram-me», mas não «silenciei-me»! É assim?
Obrigada!
