Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Mario Rodríguez Tradutor Rio de Janeiro, Brasil 6K

Em um texto do escritor Mário Cláudio encontrei uma frase que não consigo entender: «arrecadar o bodum dos carneiros.» Vocês têm alguma hipótese de que pode significar? O trecho completo é o seguinte: «Com os anos foram-na confinando às mais sórdidas tarefas, limpar o lodo da cisterna, arrecadar o bodum dos carneiros, ou raspar o sarro dos defuntos antes de serem amortalhados.»

Obrigado.

Márcia Ferreira Professora Ponta do Sol, Portugal 15K

Qual é o grau aumentativo de moeda? Será moedona, ou moedão?

Manuel Gonçalves Economista Matosinhos, Portugal 5K

Pode usar-se cocuruto e cocuruta indiferentemente? A busca na Internet não foi conclusiva.

Duarte Nuno Arte-finalista Lisboa, Portugal 5K

Podiam-me informar o porquê da expressão «grande pagode» significando «festa de arromba»?

Obrigado.

Eugénia Sá Administrativa Almada, Portugal 4K

Em A da Gorda, povoação do concelho de Óbidos, o a é fechado, ou aberto? Embora não tenha acento gráfico, ouço pronunciar "à " . Qual a pronúncia correta?

Grata pela atenção.

Ana Vidinhas Professora Bragança, Portugal 10K

A minha dúvida é sobre as palavras simples quando flexionam em grau (nomes, adjetivos e alguns advérbios). Nas palavras simples podem existir sufixos flexionais, mas não sufixos derivacionais. Sendo assim, no caso de livrinho, o sufixo -inho é um sufixo flexional e será então uma palavra simples, ou é um sufixo derivacional e será uma palavra composta?

Fábio Vasco Operador de call center Quinta do Conde, Portugal 6K

Costumo, quando me quero referir à bebida em si, escrever café (à excepção de casos em que essa é a primeira palavra da frase, claro) e Café quando me refiro ao estabelecimento... Faz sentido? Ex.: «Pedi um café cheio e soube-me mesmo bem.»; «Fui ao Café comprar pastilhas.»

Obrigado!

Octávio Pereira Professor Leiria, Portugal 40K

Para limpar os dentes deve-se usar «fio dental», ou «fio dentário»?

Obrigado.

Maria João Carvalho Professora Vila Real, Portugal 7K

Sabendo que o modificador interno ao grupo verbal pode apresentar-se sob as formas de grupo adverbial, grupo preposicional e oração, na frase «Ele demorou oito dias», qual a função sintática do grupo nominal «oito dias»?

Sabendo que o complemento oblíquo pode apresentar-se sob as formas de grupo preposicional, grupo adverbial ou a coordenação de ambos, na frase «A conferência durou três horas», qual a função sintática do grupo nominal «três horas»?

Maria José Vieira Professora Braga, Portugal 4K

Antes de mais, muitos parabéns pelo extraordinário trabalho que têm desenvolvido. Consulto com frequência a vossa página e espero que resolvam rapidamente as arestas ainda não limadas.

Quanto à questão, relaciona-se com a frase «Eles foram mascarados». «Foram» é do verbo ir, ou pode ser entendido como uma forma do verbo ser, na passiva, fazendo, portanto, um predicado nominal? «Mascarados», se for o verbo ser, é, ou não, um predicativo do sujeito?

Obrigada pela atenção.