O diminutivo e o aumentativo de rã
Qual o diminutivo e o aumentativo de rã?
Obrigada.
«Chegar de» e «chegar a»
Qual a forma certa?
«Não cheguei de ir, de realizar», ou «não cheguei a ir/a realizar»?
A formação de pontiagudo e abrilhantar
Qual o processo de formação de pontiagudo e abrilhantar?
O Brasil e a Reforma Ortográfica de 1911
Numa resposta dada em 20/06/2005, pelo vosso consultor Duda Guennes, diz-se: «Até 1911, com a reforma ortográfica no Brasil, baía escrevia-se com h: bahia.»
Dúvida: Reforma Ortográfica no Brasil? Em 1911, foi adotado o Formulário Ortográfico, mas apenas em Portugal. Penso que a introdução dessas regras ocorreu no Brasil apenas cerca de vinte anos mais tarde. Estarei enganado?
Obrigado e parabéns pelo generoso trabalho que põem ao dispor dos leitores.
O plural de substantivos abstratos
Lembro-me de que, certa vez, ouvi um de meus professores comentar que substantivos abstratos, ao serem flexionados no plural, se tornam concretos.
Faz sentido sua afirmação?
Obrigado.
Composto = compósito
Nos últimos anos, têm-se construido indicadores agregados que sintetizam, num único valor, informações sobre domínios diversos, como: qualificações dos recursos humanos, número de servidores da Internet, número de publicações científicas, investimentos em I&D, projetos de cooperação empresarial, etc. Embora considere que as palavras composto e compósito podem ser utilizadas indiferenciadamente para classificar tais indicadores agregados (tanto mais que essas palavras têm a mesma origem no termo latino compositu), tenho utilizado mais o termo composto para essa classificação, por entender que esta palavra tem uma fonética e uma utilização mais compatíveis com as caraterísticas da língua portuguesa.
Gostaria de conhecer o vosso parecer sobre esta minha opinião.
Obrigado.
Matar vs. abater [animais]
É correto dizer: «mataram a galinha», ou «abateram a galinha»? Ou melhor, os animais «matam-se», ou «abatem-se»?
Grato.
Revelar-se e mostrar-se como verbos copulativos e verbos transitivo-predicativos
Tornar-se e revelar-se são identificados como verbos predicativos, mas não será o pronome se um complemento direto, configurando-os como transitivos-predicativos? Ex.:
– «Ele tornou-se cruel» (construção semelhante a «A vida tornou-o cruel»);
– «O tempo revelou-o cruel»; «ele revelou-se cruel».
Mostrou-se também não tem a mesma classificação?
Obrigada!
A locução conjuncional «de modo que»
Não seria possível interpretar o sentido ou, melhor, o valor semântico da locução «de modo que» como conjunção explicativa? Ademais, em seu livro Português ao Alcance de Todos, Nelson Custódio de Oliveira a inclui na listagem das coordenadas explicativas ao lado de outros conectores como: «isto é», «por exemplo». No entanto não há exemplos de aplicação.
Na frase «o garoto está doente, de modo que foi pra aula», não seria possível substituir «de modo que» por porque, já que pode ser interpretado como se a segunda oração explicasse algo dito na primeira?
A palavra «webgrafia»
Sempre que faço referência a um conjunto de sítios de Internet consultados para desenvolver determinado trabalho, os meus formandos (e alguns formadores) insistem na designação "webgrafia". Eu evito usar a palavra por ter dúvidas quanto à sua correção e aplicabilidade e, consultando o Portal da Língua Portuguesa, ela não aparece. Existe mesmo esta palavra? Devo usá-la?
Obrigada.
