A perda de ditongos nos falares do Alentejo
Sempre uma viagem ao Alentejo tem os seus impactes na cadência da nossa fala. Apercebemo-nos de que nos falares desta região não só o ritmo estranha, como também há uma tendência à monotongação do “ditongo” (depois do rol de mensagens a este propósito, as aspas são compreensíveis) [ɐj] em [e]. Ilustrativamente, vejamos pasmaceira > "pasmacêra". Também há regiões do país onde não menos frequente é ouvir-se "mê" em vez de meu. Há gente que pronuncia "côsa" em vez de coisa e "na" [nɐ] em desproveito de não [nɐ~w~]*. Em contraponto, noutras regiões do país, há uma tendência à ditongação (arquipélagos e Norte, a bem dizer).
Impõem-se a seguintes perguntas:
♦ O caso alentejano faz prova da fragilidade das semivogais em português (veja-se, porém, que nunca ouvi dizer [pa] por pai – penso nomeadamente no timbre vocálico/na abertura vocálica...)?
♦ Como justificar esta tendência (biológica?) à monotongação ou, vice-versa, à ditongação?
Quaisquer outros comentários a este propósito serão bem-vindos.
* Por razões técnicas, não foi possível sobrepor o til aos símbolos fonéticos ɐ e w, de modo a representar a representar o ditongo nasal.
Feriados conhecidos pela data: maiúsculas e minúsculas
Pelo novo acordo ortográfico, os meses passam a escrever-se com a inicial minúscula. O que pergunto é se a mesma regra se aplica no caso de datas comemorativas, como sejam os casos do 25 de Abril e o 1 de Maio.
«À memória de...» vs. «em memória de...»
Existe esta locução: «À eterna memória...»? Eu pergunto porque não achei esta locução com crase em minhas consultas. O correto seria dizer: «Em memória de...»?
Obrigado pela atenção.
«De olhos abertos» e «com olhos abertos»
Ficou-me suspensa uma dúvida quando um dia tentei, em conversa com amigos, argumentar: «Devemos ler as Escrituras Sagradas de olhos abertos...» E eu me questionei a mim próprio: e qual a diferença, se eu dissesse «Devemos ler as Escrituras Sagradas com olhos abertos...»? Peço, por favor, vossos sábios comentários: o que difere no sentido entre usar os termos de e com? (Quero crer que o mesmo se aplica às frases: «Devemos andar de cabeça erguida» e «Devemos andar com cabeça erguida».)
Obrigado!
A classe de satisfeito: particípio passado, ou adjetivo?
Na frase: «Ficámos satisfeitos com o resultado», pedindo para indicar a classe de cada uma das palavras da frase, a palavra satisfeitos é um adjetivo, ou é o particípio passado de satisfazer?
«De cada vez» vs. «por vez»
É errado o uso de «por vez» no lugar de «de cada vez» na expressão «carregue um tijolo por vez»?
A etimologia do substantivo gene
Gostaria de saber a etimologia da palavra gene. Vem de «nascer», mas também pode ser «raça», «geração»?
Obrigada.
O significado da locução «em aberto»
Está correta a expressão «em aberto»?
Exemplo de frase: «A vaga está em aberto.»
O significado de «palavra de honra»
Agradeço me informem o significado (real e figurado) da expressão «palavra de honra».
A regência do verbo comparecer
Diz-se «comparecer no escritório», ou «comparecer ao escritório»?
