Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Paula Nogueira Estudante Aveiro, Portugal 4K

Gostaria de saber qual é a forma correta: «fazer um empréstimo», ou «pedir um empréstimo»?

Obrigada.

Márcia Martins Estudante Porto, Portugal 6K

Que processo de formação de palavras ocorre em megalómano? Mega é um prefixo?

Obrigada.

Beatriz Osório Estudante Porto, Portugal 3K

O que significa a palavra Gestapo?

Júlio Ferreira Reformado Vizela, Portugal 4K

No livro Por Terras do Norte, de João Paulo Freire, pág. 59, a dado passo pode ler-se: «alguns menores, rapazitos de dez a doze anos, viciando-se, pervertendo-se, miasmatisando-se no contacto doentio do vício!»

Nuno Oliveira Funcionário público Guimarães, Portugal 9K

Conhecendo a palavra jeira escrita com a letra j, solicito informação sobre a palavra geira, neste caso escrita com a letra g. Conheço a expressão «geira romana», que é uma estrada romana.

Muito obrigado.

Diogo Pincha Funcionário de logística Sintra, Portugal 4K

Gostava de saber se existe a palavra ilocalizada. Penso que não, mas pretendo saber ao certo. Ex.: «A caixa está ilocalizada» – como quem diz que não é possível localizar, não se sabe onde está.

Obrigado.

Miguel Faria de Bastos Jurista Lisboa, Portugal 47K

Pelo visto, estou ultrapassado. Aprendi há muito que pagado é um arcaísmo, embora o Saramago, talvez por influência do castelhano, do catalão ou do valenciano, o use com frequência nas suas obras. Quanto a o gastado e o ganhado terem dado o lugar a gasto e a ganho, também quando usados com o verbo ter, confesso-me surpreendido. Passou a ser norma? E as formas gastadoganhado são alternativas às simplificadas, quando usadas com o verbo ter, ou já ganharam o estatuto de arcaísmos?

A seguir, virá a aceitação da palavra “empregue”, que já vi num dicionário, e a da palavra  “encarregue”, que ainda não vi em nenhum.

Renato de Carvalho Ferreira Estudante de História São Paulo, Brasil 7K

Gostaria de saber o que as fontes dizem sobre o aportuguesamento Ardaã da cidade turca de Ardahan. Em pesquisa no Google achei duas fontes que citam a forma em português, ambas brasileiras, e uma delas sendo de 2012.

Diogo Pincha Funcionário de logística Sintra, Portugal 8K

Gostava de saber qual é a origem da expressão «ao tio ao tio», como quem se refere que anda «às aranhas» com algo. Ex: «Não vou andar por aí "ao tio ao tio" à procura dele.»

Obrigado.

Bruno Carvalho Professor de PLE Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber o significado da expressão idiomática «lançar a âncora».

Muito obrigado!