Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Nélson Brito Médico Almancil, Portugal 27K

Deparei-me com o termo hipotetizar enquanto revia um capítulo de um livro. Como leigo, parece-me um termo "aceitável", como penso que seria também a forma hipotetisar, mas não as encontrei no dicionário de português que tenho, e na Internet apenas encontrei aqui e aqui.

É um termo já em uso na nossa língua? É um neologismo abusivo?

Muito obrigado!

João G. Pais Estudante Lisboa, Portugal 3K

Em Topónimos e Gentílicos, Ivo Xavier Fernandes recomenda que se use Bósporo em detrimento de Bósforo, que considera uma corruptela. Quando nos referimos ao estreito, que forma devemos usar?

Muito obrigado.

Pedro Vieira Publicitário Lisboa, Portugal 8K

Qual das frases é a mais correcta ou, no caso de estarem ambas correctas, qual a diferença?

«Cuide da alimentação sem descuidar o sabor», ou «Cuide da alimentação sem descuidar do sabor»?

Rosana Silva Professora Campinas, Brasil 26K

Embora imagine que o correto seja dizer «enfrentamento ao» (crack, por exemplo), pois quem enfrenta o faz em relação a algo ou alguém, fui corrigida num texto, em que o certo foi apontado como «enfrentamento do». Por gentileza, qual é a forma correta e qual a regra para este caso?

Muito obrigada.

João G. Pais Estudante Lisboa, Portugal 7K

Em Restauração, 1640-1668, livro da coleção Guerras e Campanhas Militares de Portugal, organizada pela Academia Portuguesa da História, o autor Gabriel do Espírito Santo refere-se várias vezes a Columbo (assim grafada), no contexto da tomada do Ceilão português pelos neerlandeses. A minha dúvida, apesar de respondida de forma curta há bastantes anos aqui no Ciberdúvidas, prende-se com a grafia da antiga capital do Sri Lanca entre 1948 e 1978: Columbo, ou Colombo?

Adicionalmente, vi há uns anos no Ciberdúvidas sugerida como mais correta a grafia Seri-Lanca (com hífen) para o antigo Ceilão (resposta de José Neves Henriques). Porém, vejo também a forma Sri Lanca (sem e e sem hífen). Qual a melhor opção? E caso seja Seri-Lanca, não deveríamos usar também Seri- também para a atual capital, já aportuguesada pelo Código de Redação Interinstitucional da União Europeia como Sri Jaiavardenapura-Cota?

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Fábio Vasco Estudante Quinta do Conde, Portugal 19K

Qual o feminino de escorpião? "Escorpião-fêmea"? "Escorpiã"? Não encontro consenso...

Obrigado!

Luís Marques Tradutor Lisboa, Portugal 10K

Alguma destas construções está correcta?

«Não me restou alternativa senão implorar a ajuda de todos os deuses de que me lembrei.»

«Não me restou alternativa senão implorar por ajuda a todos os deuses de que me lembrei.»

«Não me restou alternativa senão implorar pela ajuda de todos os deuses de que me lembrei.»

A questão pode ser contornada escrevendo-se: «Não me restou alternativa senão implorar a todos os deuses de que me lembrei que me ajudassem», mas gostava de saber quais as construções possíveis com implorar e também com suplicar.

No caso de implorar, deve escrever-se:

«Implorei todas as ajudas possíveis», ou «implorei por todas as ajudas possíveis»?

Muito obrigado.

Filipe Fernandes Gestor Lisboa, Portugal 13K

Não encontrei em dicionários de língua portuguesa a palavra traçabilidade. Contudo, inúmeras pessoas escrevem-na deste modo: traceabilidade. Não será esta última mais "inglesada"? É correto usar uma das duas? Qual delas a correta?

O uso pretendido para estas palavras é numa ótica de identificação dos passos anteriores de um processo para o estado atual. Será a mais correta para este caso rastreabilidade?

Obrigado.

Olga Faustino Professora Lisboa, Portugal 38K

Qual a diferença entre prefácio e introdução?

Joana Wang Funcionária Macau, China 9K

Qual é a diferença entre revalidar e renovar?