DÚVIDAS

A vírgula antes das construções proporcionais
As vírgulas entre parênteses nas frases abaixo não estariam quebrando uma relação do verbo com o seus complemento? Gostaria de saber como explico esse tipo de construção e se a pausa na fala tem alguma relação com o uso da vírgula nessas circunstâncias. «Marcelo Odebrecht diz que (,)  quanto mais fala, mais 'complica' Lula.» «Você tem a impressão de que (,) quanto mais trabalha mais fica endividado?» «Alguns dizem que(,)quanto mais preta é a fruta, mais doce é o suco.» «Dermatologistas alertam que (,) quanto mais cedo começarem os cuidados, melhor.» Agradeço a atenção.
As funções sintáticas e os verbos de ligação
Gostaria de saber se é correto atribuir função sintática a verbos de ligação. Em classe, oriento [dizendo] que qualquer verbo de ligação apresenta função copulativa e que, em função disso, não apresenta função sintática; no entanto tal orientação foi refutada quando a mim foi dito que a nomenclatura "verbo de ligação" indica a função sintática do verbo. Como não consegui confirmar essa informação em gramáticas, gostaria de receber uma impressão para seguir. Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa