A expressão «pagar-se de...» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão «pagar-se de...»

Gostaria saber se a expressão «pague-se do café» não devia ser, ates, «receba do café». Faz-me confusão, por [o segundo uso] me parecer mais lógico e correto.

Marisa Costa Empregada de balcão Loures, Portugal 273

A expressão «pague-se do café» está correta.

O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa atesta a expressão «pagar-se de», em subentrada do verbete dedicado ao verbo pagar, como «receber determinada quantia correspondente ao preço de uma mercadoria, de um bem» (pág. 2713).

«Pague-se do café» é, portanto, expressão sinónima da mais usual «receba do/pelo café», e o uso de uma ou de outra expressão é indiferente, atendendo a que o significado é o mesmo. 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Semântica