A concordância verbal em «dois terços da população» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A concordância verbal em «dois terços da população»

Qual a frase correta: «Dois terços da população votou» ou «dois terços da população votaram»?

Obrigada.

Graça Pereira Professora Senhora da Hora, Portugal 633

A opção que respeita a norma-padrão é  a segunda formulação: «Dois terços da população votaram.»

O sujeito da frase em questão é «dois terços da população», sendo «dois terços» o núcleo do grupo nominal. Nestes casos, a concordância sintática deve ocorrer entre o verbo e o núcleo do grupo de palavras com função de sujeito. É esta concordância sintática com o núcleo que justifica a oscilação verificada entre (1), que apresenta um núcleo singular, e (2), que tem um núcleo plural:

(1) «Um terço dos alunos votou

(2) «Dois terços da população votaram

Por razões de ordem estilística ou psicológica, pode o locutor pretender destacar não o núcleo do grupo nominal mas o seu complemento. Neste caso, estamos perante uma concordância semântica, designada silepse, na qual o verbo concorda em género e número com o complemento:

(3) «Um terço das mulheres daquela localidade foram premiadas

Destaca-se, neste caso, o facto de o prémio ter sido atribuído a habitantes da localidade do género feminino.

Não obstante a possibilidade de concordância siléptica, a opção «Dois terços da população votou» não me parece aceitável, dado que, semanticamente, não creio que a frase queira destacar o elemento população, mas tão-somente a fração da população que votou. 

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: quantificador
Áreas Linguísticas: Semântica; Sintaxe Campos Linguísticos: Concordância