Qual a diferença entre as palavras: bosque, floresta e mata. Num dicionário que consultei recentemente todas elas são definadas como uma porção de terreno coberto de árvores.
Em informática usa-se muito a expressão "aceder ao disco, a memória" dando ao verbo aceder o sentido de fazer um acesso.
No entanto em qualquer dicionário aceder quer dizer anuir, como por exemplo em "aceder a um pedido". Porque é que este sentido da palavra se generalizou tanto se não tem sequer um significado semelhante?
Gostava que me esclarecessem esta dúvida:
Durante uma missa, o padre virou-se para a assembleia e disse: Podeis sentar-vos. Creio que esta expressão está errada, porquanto na conjugação perifrástica, o verbo auxiliar é conjugado no tempo e pessoa que pretendemos, mesmo reflexivamente, enquanto o verbo principal fica sempre no infinito ou no gerúndio. Assim, e correctamente, julgo que deva ser: Podeis-vos sentar.
É claro que mesmo com esta dúvida, sentei-me!
Será correcta a frase:
"O ambiente era um tanto ou quanto tenebroso"?
Deparo, frequentemente, com duas formas de designar a mesma acção de orientar ou dirigir: supervisionar ou supervisar, com as correspondentes supervisão e supervisionamento.
Gostaria de saber se alguma delas é preferível à outra.
De onde vem a expressão «milagre económico»? Será do chamado «milagre económico brasileiro»?
Obrigado pela interessante resposta dada à minha queixa sobro o abuso das chaves. Chave, chave, chave, (in Respostas Anteriores). Mas fiquei com uma dúvida. Dizem que se deve escrever pontos-chaves (e não -chave). Mas então não é este um caso de um composto "de dois substantivos ligados por hífen, denotando o segundo elemento uma noção complementar de fim..."? É que se assim for, então "só o primeiro elemento vai para o plural: escolas-modelo..." (citações: Prontuário Ortográfico, Ed. Notícias, 17ª edição, p.111).
Diz-se que os algarvios comem dentro da gaveta, gostaria de saber a origem desta afirmação.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações