Estou fazendo um trabalho e necessito de todas as funções sintáticas da palavra "se". Soube através de um professor que a palavra "se" tem 6. É verdade isso?
Agradeco antecipadamente e parabéns pelo site.
Um abraço
Estou fazendo um trabalho e necessito de todas as funções sintáticas da palavra "que". Soube através de um professor que a palavra "que" tem 23 funções. É verdade isso?
Agradeco antecipadamente e parabéns pelo site.
Um abraço.
Na resposta sobre siglas, de 24/04/98, pude ler a frase seguinte: "Antigamente, costumavam-se escrever as siglas com pontos depois de cada letra".
Por que "costumavam-se escrever", e não o que me soa mais lógico, "costumava-se escrever"? Afinal, penso que equivale a "a gente costumava escrever", não tendo por sujeito "as siglas", tal como a construção parece sugerir.
Obrigado.
Tenho de publicar um anúncio e gostaria de saber se está correto:
A melhor escolha em componentes eletrônicos.
Gostaria de saber como é que eu posso saber quando é que devo escrever o "se" junto ou separado dos verbos. Por exemplo: resumese ou resume-se? Sei que a segunda é que está certa, mas como é que posso explicar a alguém que não as sabe diferenciar?
Obrigado.
Gostaria de saber com exactidão, se for possível, como é que se divide uma frase em orações, e, consequentemente, a necessária a nomeação do:
- Sujeito;
- Predicado;
- Complementos directo e indirecto;
- Complementos circunstanciais de: tempo, modo e lugar (não me lembro de mais nenhum!)
Em geral, gostaria que me desse uma visão, o mais possível alargada, em relação a este conceito...
P.S. Já agora, se não se importa, ficar-lhe-ia muito grato se me pudesse fazer uma correcção, em termos de pontuação, ao texto por mim escrito. Muito Obrigado
Quando um corrector ortográfico informático corrige um texto, passa por uma fase chamada desambiguação. O corrector começa por dividir o texto em unidades significantes, por exemplo, a palavra "o", como "o" pode ser, por exemplo, um artigo ou um pronome, é necessário "desambiguá-lo" e, em função do contexto, identificar se é um artigo ou um pronome.
Mesmo partindo do princípio que a palavra não se encontra dicionarizada (já consultei diversos dicionários) o seu uso é razoável, ou há alguma alternativa possível?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações