Bilião, trilião, quatrilião... - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bilião, trilião, quatrilião...

Sendo alemão, fico perfeitamente confundido em relação ao uso dos números em Portugal (não me interessa a "língua brasileira"). O número 1 000 000 000 como é que se diz? E 1 000 000 000 000? Esta metodologia é depois seguida com triliões etc.?

Na contagem normal, quando é que se usa o "e"?

Como se escreve "14"?

Desde já obrigado pelas respostas.

J. Minnemann Portugal 34K

Em Portugal:

1 000 000 000 = mil milhões;

1 000 000 000 000 = um milhão de milhões, ou seja: um bilião.

Depois, temos:

trilião = um milhão de biliões (a unidade seguida de 18 zeros);

quatrilião = um milhão de triliões (24 zeros);

quintilião = um milhão de quatriliões (30 zeros);

sextilião = um milhão de quintiliões (36 zeros);

septilião = um milhão de sextiliões (42 zeros);

octilião = um milhão de septiliões (48 zeros);

nonilião = um milhão de octiliões (54 zeros).

Estas designações (acima de um milhão de milhões) caíram em desuso em Portugal, indicando-se, por exemplo, em vez de um septilião, 10 elevado a 42, que corresponde à unidade seguida de 42 zeros. Mas, mesmo quanto ao bilião, caro consulente, recomendo-lhe cuidado: muitos economistas, influenciados por outras metodologias, referem-se a este número como se um bilião equivalesse em Portugal a mil milhões. Ainda não é assim. Com a "globalização", todavia...

Conjunção e – na contagem corrente, emprega-se com a mesma função que tem nas frases: coordenação, ligação, no sentido genérico de mais. Por exemplo: dois e dois = quatro. Ou na denominação dos números: trinta e nove; cinquenta e oito. E nos números maiores: quarenta e oito milhões, trezentos e catorze mil, setecentos e quinze escudos e cinquenta centavos.

Quanto ao número 14: em Portugal, catorze; no Brasil, quatorze (mais próximo do étimo latino, "quatuordecim").

Cf.  Milhões, Mil milhões, Biliões ou Triliões? Esclareça a confusão!

João Carreira Bom