Gostaria de saber quando usar baixar e abaixar. Qual a diferença?
Obrigado.
Para minha surpresa, li na última edicão da (excelente) revista brasileira, numa peça sobre mulheres infectadas pelo HIV, a palavra "soropositivo", quando em Portugal sempre li que é "seropositivo". Engano meu ou gralha da "Veja"?
Que quer dizer gindunguzinho, musseques, Muxima e cambuladores?
Gostaria de saber qual é a forma correta de se escrever o plural de dois adjetivos que se referem a um só substantivo. Por exemplo:
a) toalhas de banho amarelas e vermelhas.
b) toalhas de banho amarelo e vermelhas.
c) toalhas de banho amarela e vermelha.
d) nenhuma das anteriores.
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Navegando na Internet, encontrei sua home page. Sou formada em Letras e exerço a profissão de Taquígrafa Judiciária. Estou acessando de Florianópolis, local onde resido. Tenho dúvida com referência a uma das questões da prova de Português de um concurso público que fiz há poucos dias em Porto Alegre. Para melhor compreensão, transcreverei a questão.
"A frase que contém uma forma verbal incorreta é:
(A) Muitos fatores têm intervido sobre sua decisão; parece, entretanto, que nem todos advêm das condições familiares em que se encontra.
(B) Há quem afirme que não se remedeiam com paliativos ações de tal natureza, embora não concordemos totalmente com essa idéia.
(C) Se os presentes convierem em relação à argumentação feita, talvez não haja maiores problemas para a aprovação do nosso projeto.
(D) Caso eles adiram sem restrições à proposta apresentada, e se não sobrevierem fatores intervenientes, as novas regras já estarão sendo aplicadas no próximo mês.
(E) Acautela-te, pois nossos desafetos esperam que consumemos os atos a que referimos."
A dúvida surgiu a partir do enunciado da questão que exige somente "uma" forma verbal incorreta. O gabarito dessa questão diz que a resposta certa é a letra (A), com o que concordei somente em relação à palavra "intervido", pois está errada, no caso seria "intervindo". Mas, e em relação à concordância de "em que se encontra"? Como não sei a que contexto o período se refere, o certo seria "em que se encontram"? Se o certo é "em que se encontram", o enunciado da questão não estaria induzindo a erro, já que não seria "uma" forma verbal incorreta, mas sim "duas" formas verbais incorretas?
Obrigada.
Embora "Listenstaina" esteja dicionarizado, grande parte de documentos, oficiais ou não, continuam a registar "Liechtenstein". É correcto o aportuguesamento deste topónimo?
Agradeço, desde já, a vossa atenção.
Nesta frase: ".... A sua acção muito contribuiu para a concretização dos projectos fundamentais, mercê da sua grande capacidade de trabalho, exemplar espirito de sacrifício e de bem-servir".
Pergunta: Bem-servir leva hífen ou não?
Jornalista da Agência USP de Notícias. Num texto sobre pesquisa científica escrevi a palavra "Neuroniais". Porém, o pesquisador garantiu que o correto era "Neuronais". Ele está correto?
Numa tradução portuguesa de um álbum de banda desenhada muito conhecido ("O segredo da grande pirâmide", de E. P. Jacob), encontro com frequência o substantivo "mastaba" traduzido como um substantivo masculino (o mastaba). Sendo certo que substantivos terminados em "a" são quase sempre femininos (a única excepção de que me recordo é a medida de peso "grama"), pergunto-me se aquela tradução estará correcta. Qual o Vosso parecer?
Um relógio (digital ou analógico) que tenha como opção um contador de tempo (vulgo cronómetro) diz-se que tem um cronómetro ou um cronógrafo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações