Parabenizar, registado nos dicionários Aurélio e Michaelis, é um vocábulo próprio do português do Brasil. O português europeu tem o termo parabentear (de parabém+t+-ear), embora se use a expressão «dar os parabéns a».
É evidente que expressões como «quero parabenizá-lo...» são válidas em português, porque o português na sua variante brasileira tem exactamente a mesma legitimidade que o português europeu. Em Portugal devemos utilizar o português europeu (registar, planear), mas no Brasil é legítimo usar o português daquele país irmão (registrar, planejar).
O Ciberdúvidas, que se destina a todos os países lusófonos, tem que ver com toda a rica variedade de vocábulos existentes tanto em Portugal como no Brasil, sem esquecer Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e, até, os martirizados falantes de Timor. E tem, acima de tudo, de distinguir, o que nem sempre é fácil, as diferenças existentes entre dirigir-se a portugueses ou a brasileiros, bem como aos naturais dos restantes países de língua oficial portuguesa.