Gostei muito deste vosso trabalho. Com ele posso, digamos, renovar e actualizar os meus conhecimentos sobre este difícil idioma que é o Português. Entretanto, ao pesquisar o Dicionário Universal da Texto Editora, deparei-me com significados diversos para pantomina = pantomima. Poderiam, por favor, dizer algo a respeito? Desde já agradeço a vossa atenção.
Gostei muito deste vosso trabalho. Com ele posso, digamos, renovar e actualizar os meus conhecimentos sobre este difícil idioma que é o Português. Entretanto, ao pesquisar o Dicionário Universal da Texto Editora, deparei-me com significados diversos para feiticismo (relaciona-se a feitiçaria) e fetichismo (relacionado a fetiches). Poderiam, por favor, dizer algo a respeito? Desde já agradeço a vossa atenção.
Na sexta feira, 16/10/98, no jornal da tarde que vi na RTPI, duas coisas me chocaram. Primeiro falaram de Taiwan, que sempre conheci como sendo Formosa e que já aqui no Ciberdúvidas foi explicado que era assim, em português.
Segundo, foi dito que o papa João Paulo II foi o papa mais viajado. Parece-me que deveria dizer-se o papa que mais viajou.
Como maneira de promover a língua e cultura portuguesa no estrangeiro a RTPI deveria fazer um esforçozinho para aqueles que justamente, residentes no estrangeiro, precisam de não esquecer a língua e cultura maternas.
Qual a origem e o significado da palavra responsabilidade?
À interferência de um microfone em outros, causando um ruído extremamente desagradável chama-se, de acordo com o que aprendi há muitos anos, microfonismo. Mas ouve-se com muita freqüência, a palavra microfonia atribuída a esse efeito.
Qual é o termo correto afinal?
Grato.
A expressão «strictu sensus» assim escrita está correcta?
Deve surgir (em tese de mestrado) em itálico?
"Não poderá tratar de quaisquer dos tópicos citados em seu requerimento..."
A forma correta não é, sempre, "Não poderá tratar de nenhum dos tópicos..." ?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações