Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ioanes Mauricius Professor de Português Pombal, Portugal 89K

Entre as muitas dúvidas que a mim e aos meus colegas diariamente surgem, gostaria de esclarecer se, em alguma circunstância, se pode utilizar "enquanto que". Na faculdade, aprendi que a referida expressão era, de todo, inconcebível e a verdade é que, depois de uma busca incessante na "Nova Gramática do Português Contemporâneo", de Celso Cunha e Lindley Cintra, não lhe encontrei uma única referência.

Pedro Mendonça dos Santos Portugal 4K
Existem em Portugal, neste momento, mais de 200 cursos de engenharia. A utilização da palavra "engenharia" tem sido muitas vezes mal utilizada. Para rebater esta má utilização, ficava-lhes agradecido com uma definição da palavra tão alargada quanto possível. As definições apresentadas pelos dicionários são dirigidas mais para a definição de engenheiro civil, o que é manifestamente insuficiente tendo em conta a diversidade tecnológica actualmente existente.
Bruno Brasil 9K

Poderia me dar exemplos de ofício, edital, parecer, requerimento, petição e abaixo-assinado?

Guilhermino Antunes Portugal 10K

Qual dos termos é o mais correcto em português: raça negra ou negróide? Raça caucasiana ou caucasóide?

Eunice Vilas Boas Portugal 2K

"...de olhos baixos, o rapazinho apertava o gorro..."

Como se classifica morfologicamente a palavra "baixos"?

João Pedro Simões Portugal 8K

Gostaria de saber em que condições o termo "vulgo" (com o sentido de vulgarmente) é empregue.

Os meus agradecimentos.

C. Veloso EUA 25K

O que eu gostaria de saber era isso mesmo, se a palavra chão admite plural. Eu sei que raramente se usará, mas será possível usar o termo "chãos"? Em que contexto e situações? Muito obrigado pela atenção.

John Thiels estudante EUA 10K

Como se usam os pronomes "infixos" em português falado? No exemplo é "ter-lhe-ia dito" ou "ter-lho-á dado?"... eu aprendi esses pronomes no livro da gramática portuguesa mas não sei se se usam ou quando se usam. Muito obrigado pela sua compreensão.

Filipe Froes médico Portugal 5K

A auscultação pulmonar de um doente asmático revela broncoespasmo ou broncospasmo?

Edgar António Teixeira economista Brasília, Brasil 6K

Muitas discussões têm surgido sobre o uso dos manuais de redação e estilo (Folha de São Paulo e Estadão), suscintando dúvidas sobre a compatibilidade desses manuais e as verdadeiras regras gramaticais.

Neste sentido, gostaria de saber se estas incompatibilidades existem e, se possível, elencar algumas para a nossa informação.

Por exemplo, em alguns textos usei frases como: «através de carta...», «a nível de empresas...», etc. e fui advertido de que as frases estavam incorretas. Fiquei na dúvida!