No JN vinha uma carta de um leitor sobre o uso de "à" e "á". Eu sempre pensei que "á" não existia, e sempre me ensinaram que era uma forma errada de "à". Mas afinal parece que existe. Sendo assim, o que é "á"? Uma preposição? Uma contracção? Ou outra coisa qualquer?
Sou tradutor e vou realizar uma acção de formação de comunicação oral e escrita a pessoas de idades compreendidas entre os 35 e os 45 anos. Nesta acção terei que falar sobre os erros a evitar na comunicação oral e escrita. Assim, tendo em conta que os formandos são pessoas com escolaridade muito baixa, gostaria de solicitar a V. Ex.ª qual a possibilidade de me auxiliar, através de bibliografia e ou exercícios de fácil compreensão e alcance.
Antecipadamente grato.
Tenho um amigo que me corrige sempre que digo por exemplo "eu vou com vocês".
Ele tem razão? Passa-se o mesmo com "connosco" e "com nós"?
Se sofro de excesso de ião cálcio no sangue tenho uma hipercalcemia ou uma hipercalcémia? (O melhor mesmo é ter saúde!)
Obrigado.
Encontrei nas respostas de Agosto uma pergunta sobre como denominar um período de nove meses. A sugestão foi 'nonamestre'.
Já agora, por diversas vezes, tenho dúvidas em denominar conjuntos de nove coisas.
Em matemática, por exemplo, um polígono de nove lados é um eneágono. Não sei se um poliedro será um eneaedro. Será possível usar este prefixo (ene-) para derivar conjuntos de nove coisas, como eneacampeonato, por exemplo? (O exemplo é só uma brincadeira, note-se, mas possível... há um clube em França que foi campeão 10 anos seguidos... deve ter sido decacampeão. Mas o que era ele antes desse décimo campeonato? Eneacampeão? ou Eneamestre?). Quando é que se usam prefixos vindos do latim e quando do grego?
Por exemplo, usamos 'quadrimestre', mas 'tetravô'; 'Pentágono', mas 'quinquerreme'. Há alguma lógica, ou podemos derivar palavras usando quaisquer deles indiferentemente?
Sempre escrevi Laranjeiras, mas, no metro de Lisboa, a estação com o mesmo nome está como:
Estação das Larangeiras.
Está correcto?
Tenho a seguinte dúvida: por exemplo, na frase abaixo, qual é a forma correta?
- A resistência à antracnose é devido a um gene...
ou
- A resistência à antracnose é devida a um gene...
ou ainda essa construção é errada, como parece ser.
Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações