DÚVIDAS

Por meu intermédio/Por intermédio de mim
É correto/correcto dizer "por meu intermédio"? Não será preferível "por intermédio de mim"? Razão da minha dúvida: o substantivo "intermédio", aparentemente, não comporta possessivo, uma vez que me seria impossível "possuir" um intermédio (ou desfrutá-lo, ou ser por ele afetado / afectado). Muito diferente é dizer "por minha responsabilidade". Esta sim, afeta-me, estou sujeito a ela. Espero ter sido claro na formulação de minha consulta.
Enxovia e "porenga"
Estou lendo um texto do começo do século e há duas palavras para as quais não encontrei significados nos dicionários atuais. Vocês poderiam me auxiliar? No primeiro caso trata-se da palavra enxovias, na seguinte frase "Neste não há enxovias, sendo os presos amarrados a um poste colocado na praça pública." Pelo contexto, trata-se de cadeia ou celas de cadeia, mas eu gostaria de saber se ela especifica um tipo determinado de cadeia ou cela, usadas na época. A segunda palavra é porenga. O contexto na qual se apresenta é uma relação de objetos indígenas. Agradeço os esclarecimentos. Obrigada.
O artigo definido e os estados brasileiros
Por favor, peço novamente para me dizerem em quais nomes de estados brasileiros é obrigatório usar artigo definido na frente, em quais é facultativo o uso deste artigo e em quais ele não é usado. Disse "novamente" lá no início porque algum tempo atrás já tinha feito a mesma pergunta, mas até agora ainda não obtive resposta. Desculpem qualquer erro, o Português é minha segunda língua. Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa