Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Catarina Portugal 9K

Exemplos de palavras onomatopeias começadas em a e o.

Carlos Coimbra Canadá 2K

Existe algum fundamento para o termo "comparticipação"? Parece-me que não, já que em "participação" está implícita a ideia de associação, tornando o prefixo 'com' redundante.

Cileide Nogueira Lopes da Silva São Paulo, Brasil 3K

Como se separa a palavra "estrias"? Poderia ser es-tri-as? Ou é um erro pois trata-se de um ditongo?

Sou professora e editora gráfica, e a dúvida surgiu num artigo editorado por mim quando o programa fez a separação silábica como acima e o autor disse que é um erro gramatical.

Mário Rui Santos Portugal 2K

Será correcta a utilização do verbo iconizar? (tornar algo em símbolo)

Pedro M. S. Alves Portugal 6K

Em resposta anterior, verifico terem escrito «dêictico». Eu, depois de começar por optar por essa grafia, uso desde há bastante tempo a forma "deíctico".

Gostava de saber por que razão preferem «dêictico» em vez de «deíctico».

A raiz grega deixis está contida na palavra também grega apodeixis, a qual deu em português «apodíctico» e não «apodêictico».

Obrigado pela atenção.

G. Q. Portugal 78K

Quando uma frase acaba com ) ou " a pontuação deve ficar dentro ou fora dos parênteses ou das aspas?

Carlos Ferreira Suécia 4K

Perfeitamente dessintonizada com a realidade atual a falsa crença de Peixoto da Fonseca relativamente a "embaixadora", pelo menos no domínio desse vasto campo da língua portuguesa que é o Brasil. Quanto ao uso em Portugal, queira conferir com o MNE. Mesmo um dicionário deste país, como o da Porto Editora, já registra "embaixadora". Claro que ninguém denega a P da F o direito de continuar a dizer "embaixatriz", embora infringindo as regras do protocolo diplomático.

Mauricio Méndez França 11K

Chamo-me Maurício e actualmente estou estudando português no meu tempo livre. Acho que vocês têm una língua muito bonita. Falo espanhol como língua materna e isso me ajuda a aprender mais facilmente porque as duas línguas tem muito em comum, porém tenho algumas perguntas para vocês com respeito à pronúncia das letras abertas e e o. Há alguma regra que pode ajudar-me para saber quando tenho que pronunciar essas letras corretamente? Sei que nas palavras seguintes a pronúncia é aberta:

"e" e "o"

Janela ótimo colher senhora pé novos céu nova colega avó quero sol México relógio febre mora perna joga alegre for a quieto agora José bode esperto moda Inverno soda neto bota metro famosa moqueca famosos palestra porca Manuel porta mulher norte era corte dela importa garçonete exporta pastel zero primavera festa nela velho velha pedra prédio dez sete peça beça favela médico biblioteca certo método ela média colégio.

Tenho observado que quando o ´ vai em cima dessas letras a pronúncia é aberta. Diga-me se é correto pensar que quando a letra e está em frente das letras l, r, c, ç, t, d, s, g então tem uma pronúncia aberta.

Quando a letra o vai em frente das letras r, s, t, d, g, l, v então tem uma pronúncia aberta.

Muito obrigado por responder a minhas perguntas já que aqui nao há muita gente que fala português.

Jena Vieira funcionário público Brasil 5K

Gostaria de saber onde encontrar informações sobre o Alfabeto Fonético Internacional aplicado à língua portuguesa. Achei algumas regras utilizando este alfabeto em dicionários, no entanto, gostaria de ter acesso a documentos ou livros que possam me esclarecer melhor as regras adotadas, de preferência no Brasil. Sou cantora lírica e utilizo bastante este alfabeto em minhas aulas de dicção.

Ari Turrer Brasil 3K

Tenho ouvido/lido nos meios de comunicação, por exemplo, "0,6 pontos percentuais". O correto não seria 0,6 ponto percentual?

Obrigado.