Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Maria Ferreira Portugal 5K

Como denominar alguém que estuda e simultaneamente desenvolve uma actividade profissional?

Que diferença existe entre:

trabalhador-estudante

estudante trabalhador

trabalhador estudante

Vandalci Brasil 9K

O plural de NUJUR (= núcleo jurídico), se quisermos fazê-lo (segundo as explicações lidas nesse 'site', convencionado está que sigla não tem plural, mas que nada impede a flexão, se entendi bem), qual seria a forma certa? NUJURS ou NUJURES (Núcleos Jurídicos)?

Rui Teixeira Porto, Portugal 19K

Gostava de saber se o plural de noz (fruto) é nozes ou simplesmente noz.

Telmo Silva Portugal 22K

A minha dúvida é a seguinte: em que circunstâncias se deverá utilizar um ou outro verbo? Na minha opinião, o empregado quando quer ir-se embora diz "eu demito-me", e o patrão se o quiser mandar embora dirá "despeço-te".

Luciene Soares da Silva Brasil 72K

Gostaria de saber se a palavra barata como adjetivo varia de acordo com o substantivo a que se refere ou se ela é invariável.

Por ex.: Aquela calça é barato ou aquela calça é barata?

M. Gomes da Torre Porto, Portugal 4K

Num livro de linguística ocorre em inglês a palavra "manifestness", que é um neologismo naquela língua e significa a qualidade de alguma coisa ser manifesta.

Qual será o termo português que lhe deve corresponder? Terá, inevitavelmente, de ser um neologismo também, dado que "manifestação" não veicula o sentido do termo inglês em causa. Seria muito ousado propor "manifestidade", ou "manifesticidade", ou "manifestividade"?

Qual é a vossa sugestão?

Filipe Azevedo Setúbal, Portugal 16K

Para a designação de título honorífico de um bispo deve usar-se Dom? Será desrespeitoso usar-se a abreviatura: D.?

D. é apenas utilizado vulgarmente para os reis? No nome de uma escola, por exemplo, deverá ser usado com o nome escolhido, de bispo ou rei, vivo ou não, por extenso ou abreviado?

António Batalha Portugal 8K

Não encontrei nenhuma pergunta acerca da legitimidade de se utilizar gay (palavra de origem inglesa) ou gai (palavra de origem francesa e castelhana) para designar homossexual.

Nanci Silva Brasil 50K

Quando alguém diz "Obrigado(a)", qual é a resposta correta?

"Obrigado(a) eu" ou "Obrigada você"? As duas formas são usadas no Brasil, mas eu gostaria de saber a correta.

Obrigada.

José Manuel Lourenço 3K

Consultando "Respostas Anteriores", assunto datado de 20/01/00, permito-me discordar do Dr. Silvas Filho, quando diz:

"A década que se inicia no fim deste ano e vai até 2010..."

Para mim, a década começa sim, no princípio do ano 2001, e não no fim de 2000.

Estarei certo?

Muito obrigado.