Como denominar alguém que estuda e simultaneamente desenvolve uma actividade profissional?
Que diferença existe entre:
trabalhador-estudante
estudante trabalhador
trabalhador estudante
O plural de NUJUR (= núcleo jurídico), se quisermos fazê-lo (segundo as explicações lidas nesse 'site', convencionado está que sigla não tem plural, mas que nada impede a flexão, se entendi bem), qual seria a forma certa? NUJURS ou NUJURES (Núcleos Jurídicos)?
Gostava de saber se o plural de noz (fruto) é nozes ou simplesmente noz.
A minha dúvida é a seguinte: em que circunstâncias se deverá utilizar um ou outro verbo? Na minha opinião, o empregado quando quer ir-se embora diz "eu demito-me", e o patrão se o quiser mandar embora dirá "despeço-te".
Gostaria de saber se a palavra barata como adjetivo varia de acordo com o substantivo a que se refere ou se ela é invariável.
Por ex.: Aquela calça é barato ou aquela calça é barata?
Num livro de linguística ocorre em inglês a palavra "manifestness", que é um neologismo naquela língua e significa a qualidade de alguma coisa ser manifesta.
Qual será o termo português que lhe deve corresponder? Terá, inevitavelmente, de ser um neologismo também, dado que "manifestação" não veicula o sentido do termo inglês em causa. Seria muito ousado propor "manifestidade", ou "manifesticidade", ou "manifestividade"?
Qual é a vossa sugestão?
Para a designação de título honorífico de um bispo deve usar-se Dom? Será desrespeitoso usar-se a abreviatura: D.?
D. é apenas utilizado vulgarmente para os reis? No nome de uma escola, por exemplo, deverá ser usado com o nome escolhido, de bispo ou rei, vivo ou não, por extenso ou abreviado?
Não encontrei nenhuma pergunta acerca da legitimidade de se utilizar gay (palavra de origem inglesa) ou gai (palavra de origem francesa e castelhana) para designar homossexual.
Quando alguém diz "Obrigado(a)", qual é a resposta correta?
"Obrigado(a) eu" ou "Obrigada você"? As duas formas são usadas no Brasil, mas eu gostaria de saber a correta.
Obrigada.
Consultando "Respostas Anteriores", assunto datado de 20/01/00, permito-me discordar do Dr. Silvas Filho, quando diz:
"A década que se inicia no fim deste ano e vai até 2010..."
Para mim, a década começa sim, no princípio do ano 2001, e não no fim de 2000.
Estarei certo?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações