Não sei bem se é aqui que devo perguntar. Vou tentar. Estive a ler a vossa informação sobre figuras de estilo e continuo com uma dúvida antiga: Como distinguir a anástrofe do hipérbato? Acho que ambas são alterações da ordem lógica/gramatical da frase, não? O que há nestes versos de Ricardo Reis?
"Prefiro rosas, meu amor, à pátria
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude."
Muito obrigada.
Sei que Tâmega é um nome de um rio. Mas penso que quer dizer mais, talvez afluente, vale, etc.
Gostaria de saber o significado.
Sou bancária, estou acessando o 'site' do meu local de trabalho e gostaria de saber o plural do termo jurídico "interveniente garante".
Quais são as línguas que enriqueceram e enriquecem a língua portuguesa?
Um dos leitores colocou esta pergunta:
Um bar (medida de pressão) no singular.
E no plural? Dizemos bar ou bares?
Agradeço esclarecimento.
Não concordo com a resposta dada, já que na definição das medidas do Sistema Internacional se refere que estas não têm plural. Assim, deverá dizer-se 2 Bar, 2 Pascal, 2 Ampere, 2 Volt, 2 Watt hora. Excepções feitas aos populares litros, quilos, metros e afins, em que o seu uso frequente impõe que não se observe esta regra.
Quem é (ou foi) o mais importante orador(a) da língua portuguesa?
O local onde se vende a fruta chama-se frutaria. E onde se vendem as flores, chamar-se-á "floraria"?
Luso-Alemã ou Alemã-Portuguesa?
Na organização de uma cimeira ou conferência de carácter internacional, qual é o critério que rege a ordem pela qual os diversos países intervenientes são mencionados no título?
Gostaria de saber o que quer dizer aforristas.
Obrigada pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações