Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luís Couto Portugal 4K

Qual é a terminologia correcta: Lx.ª ou Lx para Lisboa, considerando que "Lisboa" é um substantivo feminino.

Luigi Brasil 4K

Como se escreve cessionário? Está certa essa ortografia? Em qual 'site' eu consigo tirar essas dúvidas?

Michael Peressin Brasil 4K

Referente a uma questão já respondida (abaixo), não consegui entender o porquê de o pronome se (despediu-se), ser objeto direto, pois acredito que o verbo é apenas VTI (quem se despede se despede de alguém, certo?). Vocês podem ajudar-me? Pergunta respondida: Agradecia que procedesse à análise sintáctica da seguinte frase: "Vasco da Gama despediu-se do rei de Melinde." Obrigado. Miguel Teixeira Portugal Sujeito - Vasco da Gama; predicado - despediu-se do rei de Melinde; complemento directo - se (pronome pessoal reflexo com função de complemento); complemento indirecto - do rei de Melinde. Michael Peressin Brasil

Marcelly Brasil 4K

Desculpe pela minha falta de clareza. A minha pergunta é: Gostaria que me apresentassem uma lista de prefixos, dizendo quando usá-los e o que eles significam.

Ex.: recém exige hífen. E outros?

Dulce Melo 145K

Eu gostaria de saber as regras relativas aos pronomes mesoclíticos, i.e., em que casos perde o verbo o -r?:
– estudár-lo-ei ou estudá-lo-ei?
– dár-lo-ei ou dár-lho-ei?
– comprár-la-ia ou comprá-la-ia?
Etc.
Desde já agradeço a resposta.

Greiciane Fardim Sousa Brasil 5K

Qual a importância da sinonímia na sala de aula?

Elisa Zimmer Brasil 59K

Gostaria de saber tudo sobre predicativo.

Luz Fontanilla Estudante de Português Algarve, Portugal 9K

Uma vez mais vos remeto uma pergunta e, uma vez mais também vos agradeço a atenção que me têm dedicado. As vossas respostas têm-me ajudado muito na aprendizagem do português.
A dúvida de hoje prende-se com a frase do "Acontece". Está bem "Fala-se pior o português.."? Ou será "Fala-se mais mal ..."?
Obrigada.

Lurdes Pinto Sintra, Portugal 15K

Gostaria de saber se as palavras "céu" e "inferno" serão escritas com inicial maiúscula nas seguintes frases: a) Quando morreres, vais para o céu. b) Deus está no céu. c) Quando morreres, vais para o inferno. Penso que são escritas com inicial minúscula nas frases: d) Mas que inferno de vida! e) O céu estava estrelado. Ou não será? Grata pela atenção dispensada.

Diogo Silva Portugal 24K

Tenho um amigo africano que fala arábico e que me diz que em arábico "portugal" significa "laranja" (a fruta). Devido ao facto de a Península Ibérica ter sido ocupada pelos árabes durante cerca de 5 séculos poderia indicar que esta seria a origem do termo Portugal. Por outro lado Portugal tem origem no condado Portucalense. O que significa Portucalense?