DÚVIDAS

Devia / deveria
Devo utilizar qual forma verbal? Por quê? Eu devia ir ao cinema ou eu deveria ir ao cinema? Eu devia ter ido ao cinema ou u deveria ter ido ao cinema? Não entendo muito a utilização do verbo dever. O estranho é que nessa situação acima ele é utilizado de uma forma que não tem nada a ver com o seu real sentido. Exemplifico com a frase: Eu devo dez reais a meu irmão. Nesta última, sim, pois quem deve deve algo a alguém. Vocês podem dar-me algumas explicações?
Complemento nominal e adjunto adnominal, de novo
Na frase: "A compreensão é a necessidade do fraco." Por que "do fraco" é complemento nominal e não adjunto adnominal? Seria porque "do fraco" é paciente ou destinatário da ação de compreender? "do fraco" possui sentido ativo ou passivo? Por que? Veja o exemplo (se é que é dessa forma que eu deveria analisar a frase acima): 1 - A resposta do aluno foi satisfatória. 2 - A resposta ao aluno foi satisfatória. Na primeira, "do aluno" é adjunto adnominal pois possui sentido ativo (algo de alguém). Na segunda, "do aluno" é compl. nominal pois possui sentido passivo, ou seja, é destinatário da ação de responder (algo a alguém).
Regência nominal
Gostaria que vocês me confirmassem se a regência destes nomes abaixo está correta; e, se possível, acrescentassem alguma outra preposição, que não esteja no contexto, e que também poderia ser utilizada para regê-los. Obrigado e aguardo retorno. habituado a, em apaixonado de, por compreensível a, para confiança em engajado a acessível a, ara intransigente em empenho de, em, por inclinação a, por, para invasão a semelhante a, de dissemelhante a, de orgulhoso de, com, para com prestes a, para piedade a, de constituído de, com, por desprezo a, de, por
A crase em algumas frases
Sou tradutor, aqui em Brasília, e estou deparando-me com uma dúvida sobre uso de crase. Pediria que me esclarecessem se está correto o uso de crase nas seguintes frases: - submeter à aprovação toda e qualquer proposta de alteração... - submeter à aprovação autorização para exploração dos serviços de... - submeter à homologação os acordos de coordenação internacional... Na minha humilde opinião, a crase caberia se fosse definido quem aprova, quem homologa (exemplo: submeter à aprovação da Diretoria toda e qualquer...) Desde já agradeço.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa