Gostaria de saber o que é um clítico: se é diferente de enclítico e de proclítico e quais são, normalmente, as funções de cada um. E, se possível, exemplos de clíticos e a explicação da sua função sintática em Português.
Obrigada pela ajuda. O vosso 'site' tem-me ajudado a esclarecer dúvidas que não aparecem nem nas gramáticas nem noutros manuais.
Como deve ser grafada a expressão: termo-solar ou termossolar?
Sem hífen (termossolar) parece-me errada.
Não sei se deveria dizer que termo-solar soa mais "simpática"...
Os substantivos:
A formiga, a jibóia – epiceno ou feminino?
O jacaré, o tatu – epiceno ou masculino?
Gostaria de saber tudo sobre agente da passiva, pois vou apresentar um seminário sobre o tema. Me diz o que é agente da passiva? Dê exemplos etc... Obrigada.
Encontrei num livro que a palavra impedimento é formada por prefixação e sufixação. Como isso pode ser correto se pedimento não existe?
Os verbos "empalidecera" e "envergonhava" são formados por parassíntese?
Se a resposta for positiva, pergunto:
A parassíntese não é a união simultânea de prefixo e sufixo? Esses verbos não possuem sufixo. Como pode ser?
Alguém me pode esclarecer acerca da origem desta expressão: "passar uma noite em branco"?
Será correcta a utilização do termo quadrante para qualquer direcção da rosa-dos-ventos? Não se referirá o termo quadrante apenas aos 4 pontos cardeais (Norte, Sul, Este e Oeste), não se aplicando correctamente aos restantes pontos? (colaterais e sub-colaterais)
Se compararmos a gramática tradicional com a gramática escolar é possível perceber alguma diferença em relação às definições das classes de palavras? Mais especificamente, a definição do advérbio e das conjunções? E em que critério se baseiam as definições dessas classes?
Dada a minha inquietação, gostaria que me dissessem quais são as palavras que atraem o pronome para trás do verbo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações