Abreviaturas. Índice superior - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Abreviaturas. Índice superior

   Estou muito confusa. Não me consigo entender com as vossa abreviaturas. Agradeço que me ensinem a abreviar as palavras seguintes, usando o computador (que não faz letras mais acima): Excelentíssima (Ex.ma ou Exma.??); Ilustríssimos; Senhores. E Mestra é Mª?

   E é verdade que não se usa ponto final se uma abreviatura coincidir com o final de uma frase? Ex.: "..., de aventuras, etc."

   Antecipadamente grata pela rapidez da resposta.

Luz Fontanilla Estudante Faro, Portugal 8K

   Há processadores de texto que inscrevem os índices superiores que desejarmos, com facilidade. Veja bem o seu. Por exemplo, no `Word, Windows´, janela de formatos e depois em fontes, pode escolher o comando para fazer índices superiores («superscrip», em inglês).[Cf. 2º não é a mesma coisa que 2.º] Nalgumas abreviaturas mais correntes, é admissível não elevar as letras finais: Sr., Sra. Exmo., etc. Mas, por exemplo, na de mestre deve escrever M ponto e a letra final e como índice superior (o ponto nas abreviaturas fica sempre antes do índice).

   Não se escrevem dois pontos seguidos. O ponto final deve coincidir como o de abreviatura; excepto se, por exemplo, este ponto está dentro duma frase parentética, entre aspas, etc., em que, então, o ponto final é obrigatório; exemplo: (….. etc.).

   Ao seu dispor,

D´Silvas Filho