O agente da passiva é o complemento que, quando a oração está na voz passiva, designa o ser que pratica a acção sofrida pelo sujeito. Designa o ser que "age" = "agente".
Esse complemento é sempre introduzido por uma preposição, a preposição "por" (na maior parte das vezes) ou a preposição "de" (raramente). Quando a estas preposições se segue um artigo ou um determinante, pode ser necessária a aglutinação: pelo (por + o), pela (por + a), pelos (por + os), pelas (por + as), do, da, dos , das, dum, duma , duns, dumas, deste, desta, destes, destas.
Ex.: Este livro foi comprado por mim.
Por causa da sua inteligência, o Abel é admirado pelos colegas.
O almoço de domingo será feito pelo pai.
Isto é ignorado de todos.
Para se compreender bem a função deste "agente", deste elemento que só aparece na voz passiva (é um agente da passiva), apresento-lhe algumas frases na voz activa e respectiva passagem para a voz passiva.
Voz activa e voz passiva são duas formas diferentes de exprimir a mesma realidade.
a) A Mariana estuda a lição. = A lição é estudada pela Mariana.
b) Ambos comeram febras com batatas fritas. = Febras com batatas fritas foram comidas por ambos.
c) O Paulo e o Alfredo compraram os livros. = Os livros foram comprados pelo Paulo e pelo Alfredo.
d) Todos escutavam o professor. = O professor era escutado por todos.
e) A alegria invadiu o campo de futebol. = O campo de futebol foi invadido pela alegria.
Se reparar, o sujeito da voz activa, que é aquele que pratica a acção, na voz passiva passa a agente da passiva: A Mariana > pela Mariana; ambos > por ambos; O Paulo e o Alfredo > pelo Paulo e pelo Alfredo; todos > por todos; a alegria > pela alegria.
Se consultar uma gramática, na parte respeitante aos elementos da oração ou proposição, poderá obter uma informação mais pormenorizada e documentar-se com outros exemplos.