Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Anushka Bruxelas, Bélgica 7K

Li com interesse a pergunta de um consulente sobre o porquê de uma pessoa erudita dizer "a igreja onde é que estamos", etc.
Este é um fenómeno com que eu própria deparei há mais de 20 anos, quando tinha muitos amigos/amigas transmontanos. Sem falha, todos diziam "onde é que" quando não se tratava de uma interrogação. Nunca ouvi falantes de outras regiões de Portugal usar esta "expressão". Será de facto um regionalismo?
Obrigada.

Gleice Kelly Araújo da Silva Brasil 16K

O que é vilancete?

Sei que foi um tipo de poesia lírica, mas gostaria de receber mais detalhes.

Rita Ferreira Portugal 72K

Tenho dúvidas sobre se se escreve sempre "bem-sucedido" com hífen ou não.

Caso nem sempre se escreva, agradecia que me indicassem alguns exemplos de frases onde tal acontece.

Renata Menezes Rio de Janeiro, Brasil 15K

A pergunta talvez cause estranheza, mas teve sua origem na distância existente entre o conceito que as gramáticas apresentam para 'verbos irregulares' e a prática da sala de aula e de vários livros didáticos. Nem todos os verbos irregulares são, a exemplo do verbo reaver, defectivos. E quanto aos defectivos, são irregulares?

Se o são, por que as gramáticas e dicionários (Celso Cunha, Bechara, Matoso Câmara, etc.) não citam a ausência de formas como uma das possíveis características dos verbos irregulares, mas apenas a alteração do radical e a variação na flexão em relação ao modelo?

Se não são irregulares, a ausência ou inexistência de formas (e não pensemos aqui nos unipessoais e nos impessoais), em razão da falta de registro ou de uso (por questão de eufonia), já não constitui por si só um outro tipo de irregularidade?

Obrigada.

Elsa Lima Portugal 27K

Qual é a palavra mais correcta: imunitário ou imunológico? E qual o significado e diferença entre cada uma?

Victor Duarte França 6K

Entre as respostas do mês de Maio, houve duas que me levam a vos escrever:

Levantar a mesa. Lembra-me a minha juventude em Trás-os-Montes onde literalmente a mesa era levantada. Um banco com uma mesa articulada que era abaixada diante do banco. Ao fim da refeição era levantada. "Mes meilleurs compliments": esta fórmula no final das cartas não existe em francês pela mesma razão que foi dada para a sua tradução em português. O que é parecido e que se emprega correntemente é "mes sentiments les meilleurs" ou "mes meilleurs sentiments".

Se for de ajuda para alguém.

João Pereira Inglaterra, ReinoUnido 7K

Na resposta a um consulente sobre a palavra proxémia, apontou-se o significado geral de proxémica.
A razão de só se encontrar referências ao significado do primeiro termo no âmbito da sociologia deve-se provavelmente ao facto de o mesmo ter a sua origem nesse ramo particular das ciências humanas.
Embora tenha sido recentemente adoptada por outras áreas profissionais (como a arquitectura) para designar: em geral o problema da espacialidade enquanto fenómeno cultural e, em particular, o conjunto de necessidades espaciais que decorrem da especificidade cultural da pessoa humana, proxémia encontra o seu significado moderno em Edward T. Hall, que aliás escreveu obra bem conhecida sobre o assunto. (V. Hall, E.T.; "The hidden dimension", Londres, 1969. Pub. em português com o título "A Dimensão Oculta".)
Hall reflecte sobre a continuidade do conceito de espacialidade que une em si noções tão diversas como espaço cultural, espaço auditivo, visual, etc. De modo simplista, é a esse conjunto de fenómenos que Hall chama proxémia.

Gisele Ramos Estudante de Letras Brasil 37K

Quais são as possibilidades de regência do verbo convencer?

Maria José de Lima Brasil 15K

Na frase, "Indaga-se se houve a ocorrência ou não do painel eletrônico, a expressão "ou não" fica entre vírgulas? O emprego dessas é facultativo, obrigatório ou indevido?

Luz Fontanilla Estudante Faro, Portugal 15K

   Estou muito confusa. Não me consigo entender com as vossa abreviaturas. Agradeço que me ensinem a abreviar as palavras seguintes, usando o computador (que não faz letras mais acima): Excelentíssima (Ex.ma ou Exma.??); Ilustríssimos; Senhores. E Mestra é Mª?

   E é verdade que não se usa ponto final se uma abreviatura coincidir com o final de uma frase? Ex.: "..., de aventuras, etc."

   Antecipadamente grata pela rapidez da resposta.