Dúvidas recentes
A combinação de pronomes reflexos com outros
Após ter pesquisado as inúmeras respostas que foram fornecidas pelo Ciberdúvidas sobre o uso de pronomes oblíquos, venho colocar uma pergunta que me parece não ter sido ainda abordada. Trata-se da possibilidade de combinar dois pronomes, como nos seguintes exemplos: (1) a) deu-mo b) ofereceu-no-lo Podemos combinar pronomes de complemento indirecto com pronomes de complemento directo (cf. exemplos (1)), e podemos ainda combinar pronomes reflexos com pronomes de complemento indirecto, conforme ilustram os exemplos em (2). (2) a) A Joana apresentou-se-lhe como aluna. b) Ele queixou-se-me. É sobre a ocorrência de pronomes reflexos com outros pronomes que gostaria de colocar as seguintes perguntas: 1 - Sendo possível associar o pronome reflexo da terceira pessoa a outros pronomes, tal como em (2), será também possível combinar os pronomes reflexos das primeiras ou segundas pessoas (singular ou plural) nos mesmos contextos? Nos exemplos em (3-5), tentei criar frases em que 'me', 'te' e 'nos' são pronomes reflexos, e gostaria de saber se essas frases podem ser todas produzidas ou se algumas serão mais aceitáveis do que outras. (3) a) Eu apresentei-me-lhe como aluna. b) Eu queixei-me-lhe (4) a) Tu apresentas-te-lhe como aluna. b) Tu queixas-te-lhe sempre que o vês. (5) a) Nós apresentamo-nos-lhe como alunas. b) Nós queixamo-nos-lhe sempre que o vemos. (= Nós queixamo-nos a ele) 2 - Haverá alguma explicação para a maior frequência de exemplos com o pronome 'se'? Fico-vos grata pelo esclarecimento.
O uso do conjuntivo futuro
Sou uma estudante italiana de língua portuguesa, e queria saber mais sobre o uso do conjuntivo futuro na hipotética real.
"Bulk email" / "junk email"
Será que se pode confundir bulk com junk email? Ambos tratam de envio de lixo, ou não? Obrigada.
Precisar e necessitar: verbos transitivos directos
Os verbos precisar e necessitar, seguidos de infinitivo, podem vir com ou sem a preposição de, embora o uso sem a preposição pareça mais eufônico. Preciso ler o jornal. Preciso de ler o jornal. Necessitaremos abrir a porta. Necessitaremos de abrir a porta. Pergunta: Quando ocorre sem preposição é classificado como verbo transitivo direto?
Parassíntese em envergonhar e derivação em desencaminhar
A forma verbal envergonhar é formada por parassíntese, visto que não existe envergonh- e nem vergonhar. Certo?
Partindo dessa análise, como posso analisar o processo de formação de "desencaminhar", que possui a forma caminhar?
Erros de ortografia
Quais são os erros mais comuns de ortografia?
Aumentativos de: perna, careta, bolsa
Aumentativo de dedal, perna, careta e bolsa.
Barra, de novo
Qual o significado que posso dar ao sinal ortográfico /? Posso utilizá-lo como "ou"?
Uso do conjuntivo futuro
Sou uma estudante italiana de língua portuguesa e queria saber mais sobre o uso do conjuntivo futuro na hipotética real.
Hamlet: "hic et ubique"
Lendo Hamlet, deparei com a expressão latina "hic et ubique". Qual seria a tradução?
Obrigado.
