Ex.: Camões foi condenado ao exílio.
Nesta oração, qual o valor sintáctico de "ao exílio"?
Gostaria de saber se está correta a pontuação das frases:
Ele, sim, chega sempre na hora. Ela, não, está sempre atrasada.
Foi ele, sim, que fez isso.
Não foi ele, não, que nos procurou.
Obrigada.
Há placas turísticas em que o nome de lugares, como por exemplo: moinhos da rocha, centro de saúde, etc., aparece grafadas com minúsculas.
Será correcta essa grafia ou pelo contrário deverão ser grafadas com maiúsculas?
Em uma prova escrevi a expressão "critério desigualador" e fui ridicularizada pela professora, por usar um termo absurdo.
Isto é verdade? É tão absurdo assim? Me pareceu tão próprio para explanar minhas idéias na ocasião.
Tenho encontrado escrito a palavra xaile sem o i. É correcto?
A frase "Pais, isto lhes interessa" está correta?
Referindo-me à resposta de Maria Regina Rocha datada de 30/4/01, apresento o seguinte exemplo:
"Vejo a imagem de Marina embaçada".
A mim, me parece ser um caso de predicativo do objeto direto ("Vejo embaçada a imagem de Marina"). A imagem não está, realmente, "embaçada", mas é apenas minha percepção que a faz assim. É diferente de se dizer "Vejo a imagem embaçada de Marina". Entretanto, o verbo "ver" não está na lista de verbos que admitem predicativo do objeto mencionada pela competente consultora. Como se explica?
Obrigado.
Gostaria de saber se, na frase "As várias casas, à excepção da primeira, estão em muito bom estado", o "à" que antecede a palavra "excepção" está correctamente utilizado.
Na minha Instrução Primária, antes do tristíssimo acordo do sr. Júlio Dantas – como Presidente da Academia – e o sr. Leitão, Secretário Perpétuo e já caquético, ensinaram-me: galaico-português!
Hoje o Ciberdúvidas traz galego-português.
Em que ficamos?
Qual o mais correcto?
Ambos?
No decurso de uma reunião relativa a assuntos relacionados com "Qualidade", surgiu-nos a dúvida sobre os significados de "aferir" e de "calibrar".
As opiniões dividiram-se entre quem afirmava que aferir é apenas estabelecer uma comparação com um padrão de medida e anotar se houver diferença para além de determinada tolerância, enquanto que calibrar implica, para além de comparar, acertar ou rectificar se algo estiver mal, isto é, fora da tolerância admitida; e outros afirmavam que os dois termos são pura e simplesmente sinónimos. Será possível obter uma "achega" para esta questão?
Desde já, os nossos agradecimentos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações