Na frase "os exercícios de Kegel consistem em contrair os músculos pélvicos (...) e, de seguida, em descontrai-los", qual é a forma correcta desta última palavra: descontrai-los ou descontraí-los?
O corrector ortográfico do meu computador não reconhece esta última, embora me pareça correcta.
Obrigada.
Gostaria de saber se o segundo termo é correcto. Se sim, qual o seu significado, e que é que o distingue do primeiro? (O Dicionário da ACL não me esclareceu inteiramente.)
Obrigado.
Gostaria de saber alguma coisa sobre o "estado do poema", "versificação", "ritmo do poema", "som".
Sempre fui ótima aluna em Português, mas esse ano estou sentindo dificuldades. Estou na 8.ª série.
Gostaria que me mandassem dicas para saber identificar e como aprender mais sobre essa "orações", mande-me folhetos explicativos, etc.
Agradeceria muito!
Reconheço as locuções adjetivas (exemplo: «dia de chuva») e as locuções verbais (exemplos: «vou amar», «estou para partir») . Minha dúvida é se existem locuções substantivas.
Agradeço a atenção.
Por que o predicativo do objeto sendo complemento que modifica, que completa o "objeto" é classificado como termo essencial da oração e o "objeto" que é o termo a ser completado é classificado como termo integrante da oração?
Se o termo integrante não é essencial, como pode o termo essencial ser complemento do integrante?
Minha dúvida trata-se da concordância ou não concordância das duas partes da conjunção comparativa tanto quanto com o substantivo.
São corretos os exemplos que seguem? Se não, qual é errado e por que? No primeiro exemplo, eu diria tantas (vezes) quanto quiser?
1. [Os dois pintos por Rachel de Queiroz]
São suposições que a gente pode fazer tantas quantas quiser.
2. [a revista Veja] A igreja lhe cede, tantas vezes quanto precise, carros para dirigir e casa para se hospedar.
Um dólar americano, dois dólares americanos: a palavra americano varia ou mantém-se no singular?
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico a leccionar na Escola da Carrapichana, a frequentar uma acção de Formação "Sorrir com os Erros e não Rir dos Erros" na E.S.E da Guarda, pede ajuda em relação à palavra: alimpar ou limpar. A palavra aparece no livro do padre António Vieira "Sermão da Séxagésima".
Sou professor de História, em Porto Alegre.
Gostaria de saber a pronúncia correta da expressão: prova de proviciência de Italiano ou prova de provicência em Italiano.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações