Certa vez, compus uma redação e pedi para minha amiga, que faz faculdade de história, ler. Ela tomou um susto, quando usei "por conseguinte" em uma das sintaxes, argumentando que era errado usar este termo.
Gostaria de obter algum esclarecimento a respeito.
Gostaria de receber o verbo dessumir conjugado no todo. Obrigada.
Professora do 1.º ciclo, colocada em Sameiro – Manteigas, a frequentar uma Acção de Formação "Sorrir com os erros e não rir dos erros" na ESE da Guarda, pede ajuda em relação à seguinte palavra: assobio ou assovio?
Na frase "Eu rio-me.", qual é a função sintáctica de me?
Num texto sobre Portugal, vê-se a seguinte frase:
"Arquitectura românica com aportações renascentistas e barrocas".
Agradecia se me davam o significado de "aportações", visto não encontrar nos dicionários.
Se o plural de pôr-do-sol é pores-do-sol, por que fora-da-lei é invariável?
Na gramática de Napoleão Mendes de Almeida, parágrafo 231-5, temos: "Quando substantivada, uma palavra pertencente a qualquer classe flexiona normalmente":
"Sem senões nem talvezes".
"Ouvimos os prós e os contras".
"Penso estar doente": é uma oração absoluta com locução verbal ou um período composto com oração principal e oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo?
Como se diz :
A Joana está toda vestida de azul
ou
A Joana está todo vestida de azul?
Por que a segunda pessoa do plural do presente do indicativo do verbo apiedar-se e queixar-se é apiedai-vos e queixai-vos e não apiedais-vos e queixais-vos respectivamente, como acontece com o verbo dignar-se em vós dignais-vos?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações