Na frase que apresenta, a palavra correcta/correta é descontraí-los: `consiste em descontrair os músculos´; ou: `consiste em descontraí-los´.
Só poderia usar descontrai-los numa frase do tipo: `tu descontrais os músculos´; ou tu `descontrai-los´.
No primeiro caso, o hiato ¦a-í| é forçado pelo r em descontrair; e como o r cai na conjugação pronominal, é preciso o acento em descontraí-los (note-se que se a vogal fosse antecedida de consoante, não era preciso acento: partir: parti-lo).
Para os estudantes da língua, na nossa Ciberdúvidas, os correctores/corretores ortográficos devem ser considerados meramente uma ajuda para as distracções/distrações dactilográficas/datilográficas e nunca conselheiros infalíveis. Nos sublinhados pela máquina (e em todo o texto) deve haver sempre uma análise ponderada. Um sublinhado pela máquina significa unicamente que o termo não está no programa (e, se estiver correcto/correto, depois de muito bem verificado em obra idónea/idônea, pode ser incluído no dicionário pessoal, deixando, assim, de aparecer sublinhado). Um termo incorrecto/incorreto no dicionário principal ou no pessoal não é sublinhado pela máquina, e o nosso texto pode ficar com erros de ortografia, o que é mais grave do que a falta de termos no programa. Além disso, os termos podem estar ortograficamente correctos/corretos, mas não serem os adequados no contexto (ex.: sortida e surtida, caça e cassa estão todos ortograficamente correctos/corretos, mas desagregam o contexto se aplicados indevidamente).
Os dicionários pessoais podem ser corrigidos pelo operador. Os erros ou palavras inconvenientes no dicionário principal podem ser anulados com o dicionário de exclusão (extensão .exc).
No caso, por exemplo de descontraí-los e descontrai-los, o meu programa procedia como o seu, mas agora deixa passar descontraí-los e sublinha descontrai-los, depois de eu fazer as modificações que acima indiquei. Entendi que a máquina não deve deixar passar a palavra sem o acento quando este é necessário.
Ao seu dispor.