Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
José Costa Portugal 3K

Divido-me entre a docência e o jornalismo e encontro, por vezes, diferentes designações para um mesmo gentílico.

No caso dos habitantes da Maia, a forma que me parece mais consensual é "maiatos". No entanto, vi no dicionário da Academia das Ciências "maianos" e houve mesmo quem me confidenciasse já ter encontrado o registo "maienses".

As três formas existem? Se sim, poderão até carregar conotações diversas?

Desde já agradeço o auxílio que possam prestar-me.

Beatriz Negrão Brasil 39K

Apresentei aos senhores a seguinte questão: Na expressão "intimem-se os autores", usada pelos juízes para determinar à secretaria que cientifique os autores de uma ação do conteúdo de um ato processual, o verbo deve ser flexionado em função dos autores ou do destinatário da ordem (a secretaria)? O modo verbal empregado é adequado?
A resposta abalizada, oferecida pelo professor José Neves Henriques, no dia 14 de agosto de 2001, aborda assunto correlato mas não enfrenta os tópicos destacados na formulação. Receio que não tenha sido suficientemente clara. No contexto, a ordem judicial submetida à análise pode ser dita sem alteração do sentido da seguinte forma: Providencie a secretaria a intimação dos autores. Os magistrados costumam grafar o verbo no singular (intime-se) ou no plural (intimem-se), conforme se cuide de autor ou autores, respectivamente. É correto o critério adotado para emprego da flexão do verbo nessas circunstâncias. Vejam bem! A atribuição de promover a intimação pertence às secretarias das varas judiciais.
Solicito novo exame da questão.
Desculpem a insistência. Obrigada.

Nela P. Gomes Portugal 43K

   Qual o substantivo colectivo para baleias? E cetáceos em geral?
   Li a vossa resposta para golfinhos que não me convence – nem cardume nem grupo social. Não haverá outra?

José Roberto de Andrade Brasil 7K

Gostaria de saber como considerar as seguintes construções:

1) Vasco entrou em sua casa, sentou-se na cadeira e respirou profundamente.
2) Vasco entrou em sua casa. Sentou-se na cadeira. Respirou profundamente.

Em 1, há um período composto por coordenação e uma frase ou um período e três frases?
Em 2, há três períodos e 3 frases ou três períodos e 1 frase?

Antecipadamente grato.

Luciene Brasil 5K

Quero muito saber como posso praticar inferência em textos, e compreensão em geral, tenho muita dificuldade com isto. Estou me preparando para o vestibular.
Agradeço pela atenção.
Aguardo resposta.

Júlio Donato Bettencourt Leça Brasil 7K

Uma vez que o pronome é palavra que substitui o nome, ou lhe evita a repetição, como entender o pronome adjetivo, uma vez que este acompanha o substantivo e lhe dá qualidade e não o substitui?

Mirian Brasil 7K

Gostaria de saber por que o s entre n e vogal é pronunciado como s (prensa) e, no entanto, em transação, é pronunciado com som de z.

Giovanni Agnoloni Itália 9K

Chamo-me Giovanni Agnoloni, e sou um estudante italiano de direito em Florença. Estudo Português como paixão pessoal, e espero que possa ser-me útil no trabalho que dentro de um ano é possível que comece. Tenho uma pergunta:

Sobre as orações subordinadas finais, é possível formá-las com o futuro do conjuntivo ("faço-o para ti/tu[?] aprenderes") ou deve-se sempre usar, em dependência do tempo da principal, o presente ou o pretérito imperfeito do conjuntivo ("faço-o para que tu aprendas" / "fiz-lo para que tu aprendesses")?

Muito obrigado.

Irene Moreira Portugal 5K

   Existe a forma arracional? Se sim, que significa e qual a diferença entre arracional e irracional?
   Eu acho que não existe porque não há nenhum prefixo "a", ou será fala minha?...

Djalmi Brasil 5K

Qual o significado da palavra properispômeno?