Em primeiro lugar, gostaria de agradecer-vos por terem respondido às dúvidas que vos coloquei.
Depois, pretendia que me ajudassem a esclarecer algumas dúvidas.
Como é sabido, muitas vezes, o "que" separa orações ligadas entre si, mas frequentemente apercebo-me que o "que" aparece entre vírgulas, ou, então, com vírgula antes ou depois do "que". Mas, para ser sincera, tenho alguma dificuldade em colocá-las em ambos os casos, ou perceber a sua necessidade.
Agradecia que me esclarecessem esta dúvida e, se possível, com exemplos concretos.
Muito obrigada pela vossa colaboração.
Numa carta formal dirigida a um cónego, pároco de uma freguesia, que tratamento devo usar (Sr., Ex.ª, Dom...)?
É correto dizer: "Todo dia à noite eu saio de casa"?
Minha dúvida é em relação a "todo dia de noite".
Tenho sérias dúvidas quanto à virgulação. Ficaria, pois, muito grato se me indicassem algumas obras que versem esse assunto.
Por outro lado, agradecia imenso que me esclarecessem sobre qual é a disciplina que se encarrega desta área e, mais ainda, que me indicassem em que faculdade (em que cadeira), em Lisboa, poderei assistir a aulas.
Para terminar, uma questão – sempre pensei que se usava vírgula quando se omitia o verbo; porém, li recentemente algures que tal só se faz quando as orações estão separadas por ponto e vírgula e não por vírgula, como o exemplo que se segue (ou que segue?):
A escada estava suja, a rua um paraíso de limpeza.
Habitualmente uso o termo «intitular» para referir o título de um documento ou de uma obra. Recentemente disseram-me que essa forma era incorrecta e que deveria substituí-la por «titular». Ou seja, em vez de dizer : "Consultei uma obra intitulada tal e tal...", deveria dizer: “Consultei uma obra titulada tal e tal...".
Como me parece algo estranho, gostaria de saber qual é a forma correcta e se há alguma diferença fundamental entre uma e outra forma.
Muito obrigada.
Oi, tudo bem? Gostaria de saber qual o emprego correto do verbo namorar.
Quer namorar comigo? / Quer me namorar? / Quer namorar eu? / Quer namorar-me?
Que eu lembre ... quem namora, namora com alguém ou algo... correto?
Ao visitar uma página argentina li que a "Sociedad Argentina de Cirurgía Bucal" se chama assim desde que, depois de uma consulta à Academia de Letras (Argentina, suponho), soube que era um erro dizer "oral" referindo-se à boca.
Sou médico dentista e gostava que me apontassem a luz para a região oral? Bucal?
Muito obrigado.
O plural da palavra ano-calendário é anos-calendários?
Se for, qual a regra utilizada?
Não encontro esta palavra nos dicionários portugueses correntes, mas aparece-me como uma palavra portuguesa num dicionário internacional da Net.
"risco de contraparte"
(stock exchange & capital market)
Gostaria de saber se esta palavra é utilizada em português.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações